Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Como a logística pode ser um diferencial para o seu negócio?

Como a logística pode ser um diferencial para o seu negócio?

A sociedade está cada vez mais focada na velocidade e isso acaba impactando os negócios que precisam suprir as demandas de forma cada vez mais ágil, isso se aplica a diferentes aspectos que vão desde responder uma dúvida sobre plataforma niveladora de doca rapidamente até realizar entregas em prazos cada vez menores.

Pensar no planejamento estratégico da empresa e incluir a logística representa a possibilidade de conseguir direcionar as ações a serem tomadas de acordo com os objetivos da empresa.

Dessa forma é possível estar sempre focado em desenvolver e executar processos de forma enxuta através da comunicação eficiente. Se você deseja entender melhor sobre como transformar a logística no diferencial competitivo do seu negócio, siga a leitura deste artigo.

Mapeie os fluxos

O primeiro e fundamental passo para a construção da logística como diferencial competitivo é conhecer em detalhes todos os processos da empresa. Identifique todos os mecanismos que são ativados quando o consumidor final efetua a compra de um martelete demolidor.

Conhecer todos os processos em detalhes permite identificar possíveis gargalos e oportunidades de melhoria e há inclusive ferramentas que podem ajudar nessa fase de avaliação e diagnóstico.

Se alie à tecnologia

Assim como todos os segmentos da vida cotidiana, a tecnologia vem exercendo papel fundamental nos processos de logística, afinal permite que diversos processos que antes precisavam ser realizados manualmente possam agora ser automatizados.

A modernização com sistemas torna o acompanhamento de prazos e análises de uma forma geral, muito mais ágil e também menos suscetível a erros. Além disso, com sistemas executando atividades que antes eram manuais, o foco dos colaboradores pode ir para atividades mais estratégicas do negócio.

Redução de custos

Com a análise detalhada dos processos e implementação de tecnologia na operação torna-se muito mais fácil buscar alternativas para a redução de custos. Isso é importante porque empresas e consumidores buscam uma prestação de serviço de alta qualidade e ágil.

E ao mesmo tempo também buscam por serviços baratos, então trabalhar constantemente na otimização de processos, redução de custos e minimização dos desperdícios é uma maneira muito eficiente de conseguir aliar qualidade à preços competitivos.

Avalie a terceirização

Aqui o tema pode se subdividir entre a terceirização do serviço de logística como um todo, dessa forma sua empresa pode se concentrar exclusivamente na produção de envasadora de líquidos.

Ou então na terceirização da frota, quando você já conta com um sistema muito bem estruturado de logística e não abre mão de manter o controle dessa etapa, porém deseja facilidade na gestão da frota e menos preocupações neste sentido.

Monitoramento

Por mais que você tenha reestruturado os processos e conta com o melhor sistema de logística que sua empresa já viu, é fundamental acompanhar constantemente os resultados.

Por isso é imprescindível que se estabeleça indicadores chaves a serem acompanhados diariamente para que dessa forma seja possível uma tomada de ação rápida evitando que situações atípicas tomem proporções e atinjam o descontrole.

Certamente tendo atenção a estes pontos é possível contar com um processo de logística enxuto e isso irá refletir positivamente na percepção de qualidade do cliente em relação ao seu negócio e ser usado a favor de sua empresa como diferencial competitivo.

You must login to add a comment.

Posts relacionados