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Comércio varejista de acessórios de moda: informações relevantes

Comércio varejista de acessórios de moda: informações relevantes

BijuteriaNo último post inspirado no Estudo Setorial Comércio Varejista de Acessórios, do Sebrae Nacional, vamos abordar aspectos importantes que todo empreendedor do segmento precisa conhecer: instituições, associações, sindicatos e entidades de classe; formadores de opinião e pesquisas acadêmicas; e publicações e principais eventos do setor.

Para começar, vamos apresentar as entidades representativas do segmento de joias, gemas e acessórios: SINDIJOIAS, SNCAPP, SINDIJOPA, SINDIJOR, SINDIPEDRAS, SINTRAJOIAS e SINDICOM.

Elas entidades existem com o objetivo de desenvolver e apoiar ações que visem ao aprimoramento do processo de confecção e a comercialização dos produtos do segmento de acessórios. Elas também incentivam o associativismo que auxilia o empresário a fortalecer seus pontos fortes e trabalhar suas fraquezas.

Já as associações e institutos buscam defender os interesses de seus associados, disseminando informações, promovendo acesso a mercados, promovendo capacitações, entre outros. Entre os principais institutos representativos do setor, estão:
ABEPEM – Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda
ABEST – Associação Brasileira de Estilistas
IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos
IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo
IN-MOD – Instituto Nacional de Moda e Design
Instituto By Brasil

Tendências de mercado
Uma das formas de conhecer tendências de mercado consiste na leitura e interpretação de estudos, pesquisas e análises dos formadores de opinião do segmento de acessórios da moda.

Nesse sentido, estudo realizado pela e.Bricks Digital e pela M.Sense constatou que atrizes e celebridades são as principais referências de moda (formadores de opinião), seguidas pelas amigas e blogueiras de moda.

Outras grandes fontes influenciadoras no segmento de moda são as novelas, os filmes de Hollywood, os jogadores de futebol e alguns sites específicos de moda.

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre esse universo, há ainda as pesquisas acadêmicas. Os estudos e casos de sucesso sobre o varejo da moda podem ser destacados como fonte de pesquisa e conhecimento sobre as estratégias de marketing e gestão.

Publicações e eventos
Assim como o campo das confecções, os acessórios possuem elementos integrados que obrigam os fabricantes a estarem constantemente atualizados com os lançamentos de novas matérias-primas, criatividade dos designers e a moda estimulada pela televisão e artistas em geral. Em outra mão, uma das formas de atualização do segmento é por meio de publicações de destaque e eventos do setor.

Alguns exemplos podem ser listados, tais como:

Revista Joia e Cia (http://joiaecia.com/)
Fmagazine (http://fmagazine.biz/)
UseFashion (www.usefashion.com.br)
UseLojas (www.uselojas.com.br)

São Paulo Fashion Week (www.ffw.com.br/spfw)
Francal – Feira Internacional da moda em calçados e acessórios (www.francal.com.br)
São Paulo Prêt-à-porter (www.saopaulopretaporter.com)
Sul Fashion Week – Santa Catarina (www.sulfashionweek.com.br)

Para conhecer a lista completa de eventos e publicações, assim como várias outras informações relevantes para o setor, acesse a íntegra da publicação.

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