CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Comerciante sustentável dá alternativas para o cliente

Comerciante sustentável dá alternativas para o cliente

Por Paula Furlan Integrar comércio e consumidor em prol do meio ambiente é fundamental para que ações de sustentabilidade sejam bem sucedidas. São ações que além de minimizar os impactos ambientais podem, muitas vezes, diminuir os custos para quem compra e vende. Algumas dicas ajudam quem quer tomar atitudes “verdes” e, de quebra, cativam os clientes que apóiam a causa e procuram consumir de forma sustentável. 1. Sacolinhas plásticas ou de papel nem sempre são necessárias para itens pequenos. Vale perguntar se o comprador precisa da sacola, muitas vezes o item será consumido na hora ou guardado em uma bolsa ou bolso. 2. Perguntar se o cliente deseja receber a 2ª via do recibo do cartão ou nota fiscal impressa. Muitos clientes não fazem questão de guardar os recibos. Bom para o cliente que não enche a carteira de papel e para o comércio que economiza. 3. Usar copos de vidro e talheres de inox em vez de copos, talheres descartáveis e canudos gera menos lixo. Mas lembre-se de economizar água na hora de lavar os utensílios. 4. Embrulhos com grande quantidade de papel dão um trabalhão na hora de abrir e muito prejuízo para a natureza. Muitos presentes são embrulhados em camadas de papel de seda, celofane e papel fantasia. Prefira pacotes mais econômicos. 5. Oferecer panfletos de ofertas e vendas de apartamentos para quem tem interesse no produto causa menor possibilidade de a propaganda ir parar no bueiro. Outra opção é imprimi-los em papel reciclado. 6. Reaproveitar óleo de cozinha evita a poluição de muitos litros de água e economiza energia na fabricação de diversos produtos. 7. Estimular o uso da bicicleta para o delivery ajuda a economizar dinheiro com combustível e não emite poluentes como o CO2. 8. Disponibilizar um espaço para que os consumidores possam descartar embalagens que não utilizarão futuramente no próprio estabelecimento. O Grupo Pão de Açúcar foi o pioneiro com o projeto Caixa Verde. Caixas podem ser deixadas ali mesmo, no supermercado, que as destinará para a reciclagem. 9. Doar alimentos próximos do vencimento ou partes de alimentos que não são convencionalmente utilizadas, como talos e folhas, pode ajudar projetos como o Mesa Brasil do Sesc e ONGs como Associação Prato Cheio e Banco de Alimentos. Além de diminuir a quantidade de lixo produzido, ajuda muita gente.Fonte: Consumidor Moderno

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae