CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Comemorando 110 anos

Cooperativa de crédito pioneira de Nova Petrópolis/RS comemora em 2012, 110 anos de criação.

Por conta disso, a cidade é considerada a capital nacional do cooperativismo, tornando-se emblemático que tenha ocorrido na cidade o III Fórum Nacional de Cooperativas de Crédito, promovido pelo Sebrae e que já se consolidou como evento que ocorre juntamente com o Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito – CONCRED. Junto a tudo isso, este ano também é considerado o ano internacional do cooperativismo, instituído pela ONU.

Mas falando de cooperativismo de crédito deve ser destacado que este já é o maior segmento do cooperativismo brasileiro, envolvendo quase 1.300 cooperativas e que vem crescendo de forma sustentável, ampliando seu raio de atuação em todo o pais e aumentando o número de associados.

Ampliando participação no mercado financeiro por meio do número de pontos de atendimento e diversificando seu portfólio de produtos e serviços, as cooperativas de crédito alavancam o desenvolvimento local por criarem o ciclo virtuoso que integra poupança e investimento no território onde atua .

O caso da pioneira é exemplar pois em alguns dos municípios de sua atuação, cerca de 90% da população economicamente ativa é associada e usuária da cooperativa.

As cooperativas de crédito são as efetivas implementadoras das microfinancas de proximidade e apoiadores dos pequenos negócios onde atuam. No caso brasileiro tem muito espaço para expandir sua atuação, mas com grandes desafios como ampliar escala de atendimento, continuar diversificando sua atuação, reduzir custos operacionais, construir alianças estratégicas e ampliar visibilidade de sua atuação onde está presente.

E um dos principais caminhos para cumprir este desafio são as cooperativas de crédito se tornarem a instituição financeira efetiva do cooperativismo produtivo brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento das cooperativas de produção, de seus profissionais e toda a população presente em sua área de atuação.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae