Hoje em dia, não adianta a empresa dizer apenas onde ela está, é preciso mostrar onde está e como chegar até lá. Precisa ainda fazer com que seja localizada por meio de seus produtos e serviços.
Utilizando-se da tecnologia dos aplicativos móveis de GPS em smartphones e Tablets, é possível ajudar potenciais clientes a encontrarem sua empresa e terem mais informações sobre os seus produtos e serviços.A geolocalização tornou-se a versão mais moderna, ampla e atualizada das antigas Listas Amarelas, apresentando as informações da empresa sem limite geográfico e ainda as opiniões de outros consumidores com relação ao relacionamento com a empresa.
As ferramentas mais conhecidas são:
– Google Maps: indica onde está a empresa no mapa e nos buscadores;
– Foursquare: permite por um aparelho mobile encontrar os estabelecimentos comerciais na redondeza;
– Apontador: site brasileiro de localização e informação sobre empresas.
Mais do que uma realidade, a geolocalização é uma necessidade. Primeiro, porque um estabelecimento comercial que não é localizado, não vende; e segundo, porque mesmo que você não cadastre seu estabelecimento nestas plataformas de geolocalização, alguém vai fazer isso e as informações podem não estar corretas.
Saiba mais
O Sebrae tem outros conteúdos para você se aprofundar nesse assunto. Confira:
– Curso gratuito Internet para os Pequenos Negócios
– Vídeo A presença da sua empresa na Internet, da série de palestras Internet para Pequenos Negócios
– Cartilha Táticas para construir uma presença de sucesso na Internet
…
Edição: Fernanda Peregrino, F&C Comunicação e Projetos