CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Coach de negócios: veja como é e como exercer essa profissão

Coach de negócios: veja como é e como exercer essa profissão

Passar por um processo de coaching para negócios pode fazer uma grande diferença na vida de um empreendedor.

Afinal, estamos falando de uma pessoa que assume muitos riscos. Criar uma empresa é um desafio e tanto. Fazê-la dar lucro e prosperar, mais ainda.

É uma jornada que demanda muitas capacidades, e não estamos falando apenas do conhecimento técnico sobre administração de empresas.

O empreendedor tem que saber planejar e liderar pessoas, cuidando para que todos estejam sempre engajados e motivados com seu trabalho.

Inclusive ele próprio.

Até porque é fundamental para quem empreende nunca perder a motivação – e o coaching para negócios tem ótimas práticas nesse sentido.

Mas não se engane: um bom coach, especializado nessa área, vai muito além do “blá blá blá” teórico e motivacional que tanto se encontra por aí.

O foco do profissional é em ajudar seu cliente a alcançar resultados concretos. Afinal, é isso que causa satisfação em quem o contrata e resulta em novas indicações.

Por isso, se você está considerando experimentar o coaching para negócios, pesquise bem na hora de escolher o profissional. Olhe as dicas no blog Marketing Mestre.

Busque referências e converse bastante com ele antes. Se possível, marque uma sessão experimental.

Outra boa ideia para sair satisfeito com o coaching para negócios é ler este texto até o fim.

Assim, você terá uma boa noção sobre o que esperar do processo e saberá avaliar melhor se vale a pena investir e se determinado coach tem condições de entregar o que você espera.

Aqui, falaremos sobre os seguintes tópicos:

  • O que é um coaching de negócios (business coaching)?
  • Para que serve um processo de coaching?
  • Vantagens do coaching de negócios
  • Quando devo procurar um coach para negócios?
  • Como funciona o processo de coaching para negócios?
  • O que é um coaching executivo?
  • Diferença entre coaching executivo e coaching de negócios

Pronto para saber mais sobre o coaching para negócios? Boa leitura!
coaching de negocios o que é um business coachingPassar por um processo de coaching pode ser um divisor de águas profissional

O que é um coaching de negócios (business coaching)?

Coaching para negócios é um processo em que um profissional capacitado (coach) orienta um empresário, ajudando-o a fazer com que a empresa que comanda alcance os objetivos traçados.

Como qualquer outro processo de coaching, a função do coach não é ensinar seu cliente (coachee) a administrar sua empresa.

Em vez disso, ele utiliza seu conhecimento e experiência para ajudar o coachee a encontrar as respostas de que precisa.

Como destacamos no início do texto, criar e gerir uma companhia não é fácil. Envolve muitas tarefas e desafios que não serão superados da noite para o dia. O planejamento é fundamental, portanto.

Só que definir o que precisa ser feito, quando precisa ser feito, quais os objetivos e quais as ações específicas para alcançar o que se procura pode ser complicado, especialmente para empreendedores de primeira viagem.

É aí que entra o coaching para negócios.

coach atua como um guia. Diferente do mentoring, ele não vai entregar essas definições ao cliente, mas sim orientá-lo a criar esse roteiro e, tão importante quanto, a segui-lo.

O coaching para negócios é mais indicado para proprietários de micro e pequenas empresas.

Muitas vezes, elas têm um formato enxuto, no qual o administrador precisa ser protagonista em várias frentes, “no peito e na raça”.

Já em muitas médias e em todas as grandes empresas há gestores profissionais especializados e com formação nas áreas em que estão encarregados.

Além disso, geralmente, as maiores empresas estão acostumadas a processos de planejamento e acompanhamento de metas e práticas motivacionais.

Isso não quer dizer que o coaching para negócios não seja útil para administradores e gestores desse porte.

Só que, nesse caso, o processo precisa ser conduzido por um coach diferenciado, com muito conhecimento e experiência nesse tipo de mercado.
coaching de negocios para que serve processoUm coach não entrega o mapa da mina e sim auxilia no processo para chegar aos objetivos

Para que serve um processo de coaching?

Um processo de coaching, seja para negócios, para carreira ou para objetivos pessoais, sempre serve para ajudar o cliente a evoluir.

O que muda é em qual área da sua vida o coachee identifica a necessidade de evoluir.

No coaching para negócios, obviamente, o objetivo primordial é o sucesso de um empreendimento.

Diferente de outros tipos de coaching voltados para empreendedores e gestores (depois falaremos mais sobre isso), o foco aqui costuma ser os resultados da empresa específica, e não resultados pessoais do proprietário.

Mas é claro que as duas coisas andam juntas. O coaching para negócios é um processo de intenso aprendizado.

Passando por ele, o empreendedor aplicará os conhecimentos obtidos pelo resto da sua vida.

Para responder à pergunta de um jeito mais específico, o coaching para negócios serve para ajudar o empresário a desenvolver competências empreendedoras.

São habilidades que envolvem a capacidade de traçar um planejamento estratégico, a priorização das tarefas, a gestão do tempo, o desenvolvimento de um perfil de liderança e outras características, técnicas e conhecimentos importantes.

O que torna o processo eficaz é que é sempre adaptado à realidade, às necessidades e à personalidade do cliente.

Se ele é um empreendedor individual ou tem um sócio encarregado da gestão de pessoas, por exemplo, pode não ter o interesse de desenvolver a capacidade de liderança, seja porque não quer ou porque não precisa.

Muito importante, portanto, o processo de coaching começar com sessões de reconhecimento das características do outro.

E também de autoconhecimento, é claro.

Até porque, muitas vezes, o próprio cliente não se dá conta de qual seu perfil, em que áreas precisa evoluir e quais são suas virtudes.

O coaching para negócios, assim como qualquer outro coaching, serve também para isso: para ajudar o coachee a se conhecer melhor, o que é muito mais importante que você pensa.
coaching de negócios vantagensO coach de negócios pode ajudar o gestor a ver o longo prazo e ter mais claras metas e objetivos

Vantagens do coaching de negócios

Entre as principais vantagens que podem ser obtidas por quem passa por um processo de coaching de negócios, podemos citar:

1. Definição de metas e objetivos

Você pode achar que isso é tão simples que não faz sentido pedir a ajuda de alguém para saber quais são as próprias metas e objetivos.

Só que a maioria das pessoas define metas muito genéricas, o que torna difícil se motivar para persegui-las e saber quando foram alcançadas.

O coach ajuda o cliente a definir as metas com mais cuidado, para que elas sejam SMART, ou seja, específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

2. Auxílio no planejamento

Assim como a definição das metas precisa ser muito cuidadosa, o planejamento das ações necessárias para alcançá-las, também.

O coach ensina seu cliente a quebrar grandes projetos em pequenas tarefas, e a identificar quais são as atividades prioritárias, para que ele não se perca no meio do caminho.

3. Motivação

Como destacamos antes, coaching não é somente motivação. Mas ela faz parte, sim.

O que acontece é que um bom coach não enxerga o quesito motivacional como uma meia dúzia de frases de efeito e conselhos engessados, que são sempre os mesmos.

Na realidade, as pessoas se motivam ou desmotivam por razões distintas, e cabe ao coach ter a sensibilidade para identificar qual a melhor abordagem para cada um.

4. Superação de obstáculos

Os empreendedores bem-sucedidos não são aqueles que não encontraram obstáculos no caminho.

Pelo contrário, na maioria dos casos, eles aprenderam melhor que ninguém a superá-los.

O coach precisa mostrar ao coachee que problemas vão surgir, essa é a regra. A questão é qual será a reação perante eles.

Vale destacar que os obstáculos podem ser internos: bloqueios psicológicos que impedem avanços.

Embora não seja psicólogo, o coach pode identificar esse tipo de padrão e orientar seu cliente a procurar determinado tipo de tratamento, se for o caso.

5. Qualifica a tomada de decisão

Ser empresário é ter que decidir o tempo todo entre vários caminhos e opções disponíveis.

Com o tempo, aprende-se quais são os principais critérios a serem levados em consideração para qualificar a tomada de decisão.

Nesse caso, o papel do coach para negócios é acelerar o aprendizado para diminuir o impacto da inexperiência do administrador.

6. Promove o desenvolvimento pessoal

O coaching para negócios utiliza várias ferramentas para que o cliente se torne um administrador melhor, e a ideia é que isso se reflita em bons resultados para a empresa.

No entanto, não há garantia de que esses resultados vão surgir de fato, porque há inúmeras variáveis que impactam positiva ou negativamente no sucesso de um negócio.

Mesmo se o pior acontecer e a empreitada acabar, algumas vantagens do coaching permanecerão.

Em sua próxima tentativa, seja como empreendedor ou no mercado de trabalho, o coachee vai se aproveitar de todo o aprendizado obtido no processo.
coaching de negócios quando devo procurar coachUma boa forma de superar um grande obstáculo é tentar sessões de coaching

Quando devo procurar um coach para negócios?

O coaching para negócios é recomendado principalmente quando o empreendedor identifica que tem muitas dificuldades para avançar rumo a seus objetivos e precisa de ajuda.

Quando ele entende que não conseguirá superar os obstáculos sem uma orientação de alguém com conhecimento no assunto.

Mas também vale dizer que o processo de coaching para negócios é adaptável ao que o cliente precisa.

Isso quer dizer que não existe necessariamente um momento ideal para experimentar o processo.

Afinal, qualquer administrador ou empreendedor tem espaço para evoluir e qualificar sua atuação, não importa o quão bem-sucedido ele seja.

Aquele que pensa que já aprendeu tudo é, na verdade, quem mais tem o que aprender.

Dito isso, vamos relembrar algo que falamos na abertura deste texto: é preciso procurar um coach cuja capacidade esteja de acordo com o seu nível de exigência.

Alguém com conhecimento avançado em gestão de negócios precisa de um tipo de coaching bastante distinto do que um empreendedor jovem, que está começando seu primeiro negócio agora e não tem formação em Administração.

O coach iniciante ou que sempre atendeu clientes com baixo nível de profissionalização dificilmente daria conta de atender coachees mais experientes e qualificados.

Não que um seja melhor que o outro, é apenas questão de contexto.

Porque o contrário também pode acontecer.

Ou seja, mesmo que um coach com experiência em multinacionais tope atender uma pessoa que está realizando um sonho de abrir um pequeno bistrô, por exemplo, pode ser que ele não tenha a sensibilidade necessária para entender as nuances da paixão que os projetos pessoais envolvem.

Também é possível, é claro, encontrar um coach capaz de atender com a mesma eficácia clientes de todos os tipos.
coaching de negocios como funciona processoÉ importante que coach e coachee tenham uma certa afinidade para a compreensão ser melhor

Como funciona o processo de coaching para negócios?

O processo de coaching para negócios acontece por meio de sessões, que são encontros entre o coach e seu cliente, o coachee.

Esses encontros podem se dar pessoalmente, na empresa, em um café, na casa do cliente ou qualquer lugar que seja conveniente para ambos.

Ou, então, por videoconferência, pelo computador, tablet ou smartphone, aproveitando um dos tantos aplicativos e programas disponíveis que permitem esse tipo de comunicação.

A duração das sessões é combinada entre os dois. Geralmente, fica em torno de uma hora, mas há flexibilidade, é claro.

Normalmente, o processo de coaching para negócios é finito, de modo que a intenção é concluir a orientação e preparação do cliente em um certo número de sessões.

Mas também pode acontecer de o cliente seguir contratando sessões sempre que ele sentir a necessidade de buscar a orientação de seu coach.

Quanto ao custo, pode ser estabelecido um preço para o processo inteiro, com determinado número de sessões, ou apenas combinado um valor avulso por sessão.

Em relação ao conteúdo das sessões, podemos dividir o processo inteiro de coaching em três fases:

1. Conhecimento e planejamento inicial

Nas primeiras sessões, o coach procura conhecer melhor seu cliente. O que ele espera do coaching, onde acha que precisa evoluir? Qual seu perfil?

A partir de muita conversa e com a ajuda de ferramentas como a análise SWOT, os dois estabelecem, juntos, uma lista com objetivos e metas.

2. Plano de ação

Agora, é hora de colocar no papel o que precisa ser feito, do ponto de vista prático, para que as metas e objetivos definidos antes sejam alcançados.

O plano de ação é um cronograma com as tarefas necessárias e o prazo para serem realizadas.

Essas sessões também envolvem orientações sobre gestão do tempo, priorização de tarefas e organização da agenda.

3. Acompanhamento e revisão

Na fase final do coaching para negócios, o coachee atualiza o coach sobre o cumprimento do plano de ação.

Trabalha-se em cima das dificuldades que o cliente está tendo e, se necessário, mudam-se algumas diretrizes, tanto nas metas e objetivos quanto no plano de ação.

Essa flexibilidade é importante, pois muitas respostas a dúvidas importantes só são obtidas na hora de colocar as ideias em prática.

Na fase final, o coachee já tem uma visão completamente diferente sobre os problemas que identificou antes.

O que é um coaching executivo?

Coaching executivo é um processo no qual o coach orienta um executivo, ou seja, um profissional que ocupa um cargo administrativo de grande responsabilidade em uma empresa.

Um executivo ocupa um posto de liderança e desempenha uma função chave na companhia.

Para ele, o objetivo do coaching é melhorar sua performance profissional, através de metodologias, técnicas e ferramentas diversas.
coaching de negócios o que é executivoO coaching executivo tem atuação focada no profissional, enquanto o de negócios é mais amplo
Assim, ele se torna um gestor mais produtivo, que tomará decisões melhores e terá maior capacidade de engajar seus colaboradores.

Diferença entre coaching executivo e coaching de negócios

Os dois processos buscam o desenvolvimento do cliente no ambiente corporativo.

A diferença é que o coaching para negócios foca no projeto empreendedor.

Já o coaching executivo visa o desenvolvimento do gestor.

O coach para negócios tem o perfil de atender principalmente micro e pequenas – às vezes médias – empresas.

São negócios ainda em desenvolvimento ou que lutam para sobreviver em um mercado competitivo e com margens muito apertadas.

Um contexto que exige muito trabalho e, sobretudo, organização para gerir bem o tempo, priorizando as questões mais importantes.

Já a realidade de um executivo é bastante diferente. Ele costuma ter formação e treinamento para ocupar o cargo que desempenha.

Mas a exigência é bastante grande, por isso, ele também não pode abrir mão de muita organização e capacidade de planejamento.

As habilidades aprendidas, portanto, não são tão distintas assim na comparação com os dois processos.

Só que o perfil do cliente e de seus objetivos são bastante diferentes e, dessa forma, demandam abordagens separadas.

Vale destacar que o coaching executivo, muitas vezes, é contratado por uma empresa para a capacitação de seus gestores.

No fim, portanto, seja qual for o rótulo do processo de coaching, o objetivo sempre será tornar uma companhia mais lucrativa.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é coaching para negócios e quais suas vantagens para o empreendedor, está pensando em experimentar o processo?

Lembre-se mais uma vez da nossa dica: não deixe de fazer uma pesquisa criteriosa para encontrar o melhor coach para o seu caso.

Se possível, converse com alguém que já foi cliente e marque um papo sem compromisso para conhecer melhor o profissional.

Por fim, não esqueça que a orientação de um coach, por mais qualificado que ele seja, não substitui uma formação de qualidade em Administração.

Se é isso que você procura, dê uma olhada nos cursos do IGT Coaching, referência brasileira na área.

Quer saber mais sobre os cursos ou sobre os benefícios do coaching? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato.

Fonte: https://fia.com.br/blog/coaching-de-negocios/

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre natanaeldsouzaEspecialista

Me chamo Natanael de Souza, sou idealizador do blog MarketingMestre, coach por missão e especialista em marketing digital, com foco para marketing de afiliados. Trabalho há mais de 6 anos prestando serviços de marketing em Santa Catarina e conforme verá em alguns exemplos, todos os projetos que realizo alcançam ótimos resultados! Eu moro em SC e ofereço meus serviços de coaching e marketing digital para clientes em todo Brasil.

Me siga