CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Co-criação: construa produtos e serviços com apoio do cliente

Co-criação: consumidor é convidado a participar do processo de desenvolvimento de produtos e serviços

Com advento da internet o mercado vem se tornando cada vez mais global, pois as distâncias entre os países são reduzidas com um simples click no computador. Isso significa também maior concorrência para as empresas de pequeno porte.

Segundo os conceitos de marketing, as empresas devem desenvolver produtos e serviços que satisfaçam necessidades previamente identificadas dos mercados-alvos selecionados pelas organizações. No entanto, essa não é uma prática aplicada por todos empresários, que por vezes passam muito tempo investindo recurso na criação de soluções que não atendem aos seus clientes.

Algumas empresas têm identificado que o caminho mais curto para chegar até o “bolso” do cliente é construir com ele o que realmente é necessário e atende às suas necessidades. Essa atitude tem sido denominada de Co-criação pelos especialistas de marketing. A Co-criação significa um avanço no processo de identificação de necessidades, que é realizada por meio de pesquisas de mercado nas quais o consumidor é convidado a participar do processo de desenvolvimento de produtos e serviços.

Os empresários de pequeno porte têm grande possibilidade de se valer desse conceito, pois detêm uma grande proximidade com seus clientes e consumidores. Ao mesmo tempo, o maior desafio é incorporar a cultura de mercado, que implica atuar em função do cliente em detrimento de seus gostos e vontades. Nem sempre o que é conveniente para nós atende as necessidades do nosso público alvo.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Clauberto Maduro CunhaNovo na comunidade

Tecnólogo de Redes de Computadores Especialista em Computação Forense e Perícia Digital

Me siga