O IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial) estudou o comportamento de compra da consumidora de moda íntima e trouxe revelações importantes que contribuem para o sucesso de uma loja do segmento.
Baseado em uma questão de múltipla escolha, as entrevistadas mostraram que é realmente importante uma loja combinar vários fatores para ter sucesso. O mais determinante deles tem a ver com a variedade de produtos, que foi registrado em 39,5% das respostas das consumidoras. Porém, a variedade precisa ser combinada com preços mais baixos e com a existência de bons descontos/promoções para potencializarem ainda mais o sucesso de um estabelecimento.
Além disso, as consumidoras definem uma loja de sucesso, aquela que também tem uma localização conveniente, oferece qualidade e design nos produtos, apresenta novidades, ampla numeração e marcas conhecidas, além de um bom atendimento.
É interessante observar que embora o bom atendimento apareça em apenas 21,0% das respostas como fator de sucesso, ele é o principal motivo para que uma loja seja rejeitada. Contribui para essa rejeição, o fato de uma vendedora ficar andando atrás da cliente.
O IEMI aponta ainda que as lojas multimarcas disputam a preferência com as lojas de departamento, sendo que a primeira é a primeira opção para 37,6% e a segunda para 36,3% das consumidoras respondentes. Loja monomarcas (19,0%), atacado ou lojas de fábricas (3,6%), hipermercado (2,2%) e Outlet ou ponta de estoque (1,1%) também aparecem na amostra.
Os estabelecimentos instalados em shopping centers são preferidos para 48,8%, lojas de ruas para 39,3% e centros comerciais / galerias para 11,8%.
Leia mais conteúdo relacionado em
Nota: O IEMI informa que o estudo contou com questões respondidas voluntariamente por 1.342 consumidoras de produtos de moda íntima, pertencentes a todas as classes sociais, com idade acima de 15 anos e residentes nas mais diferentes cidades do País, ressaltando que o universo de pesquisados proporciona uma excelente cobertura amostral e garante ótima representatividade aos resultados.