Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Chegada do 5G é oportunidade de investimento para empresas; saiba como

Chegada do 5G é oportunidade de investimento para empresas; saiba como

Em novembro de 2021, foi realizado o leilão para a exploração e oferta do 5G no Brasil. A tecnologia, que deve revolucionar as telecomunicações nos próximos anos, deve receber investimentos para ser instalada aos poucos nas cidades brasileiras. Essa nova geração de conexão possui uma velocidade bastante superior à tecnologia atual do 4G, que é comum nas diversas localidades do país, e permitirá uma maior interconectividade entre dispositivos. Essa característica abre um leque de possibilidades para investimentos em diversos segmentos que podem adotar a tecnologia do 5G daqui para frente.

Para a implementação do 5G, deverá ser injetado um valor bastante alto no setor de infraestrutura de telecomunicações. A rede, que é muito mais rápida que a geração atual – o 4G –, no entanto, possui um alcance menor. Deverá ser realizado um investimento maciço em novas torres, antenas e cabos de fibra óptica para que usuários e empresas se beneficiem dessa nova tecnologia, que, além de mais rápida, permite a conectividade de uma maior quantidade de dispositivos nas redes e um tempo de resposta menor.

Para quem deseja capitalizar com a nova tecnologia e realizar investimentos, a aplicação de dinheiro nas empresas de telecomunicações convencionais, como operadoras de telefonia ou provedoras de banda larga, são as possibilidades mais certeiras. Como serão as responsáveis por desenvolver as tecnologias de implantação do 5G, elas devem ser as empresas em que o retorno será percebido mais rápido. No entanto, ainda não existe uma expectativa de quando isso deve acontecer.

Existem grandes expectativas acerca da disseminação da tecnologia do 5G no Brasil. No entanto, os retornos desses investimentos não serão percebidos em curto prazo. Com os custos elevados de implementação dessa tecnologia, estima-se que ela esteja disponível entre um e dois anos em algumas regiões das maiores cidades do Brasil. Mesmo assim, até o mercado aderir à tecnologia, pode demorar mais alguns anos.

Com a nova geração de redes móveis e banda larga, será possível desfrutar de uma maior quantidade de dispositivos inteligentes. Se com o 4G já temos alguns modelos de carros autônomos, casas inteligentes, dispositivos de realidade aumentada, telemedicina e inteligência artificial, com a nova tecnologia, esses artefatos poderão brilhar, de fato. Com maior velocidade de internet e menor tempo de resposta, espera-se que esses tipos de dispositivos recebam um salto em seu desenvolvimento, o que faz com que sejam escolhas interessantes para receber investimentos, dado seu potencial de crescimento.

A nova tecnologia de rede também pode revolucionar as empresas e a produtividade do mercado e das pessoas. Até mesmo o endomarketing, o marketing interno das empresas, pode ser aprimorado com a chegada do 5G, fazendo com que as companhias passem a focar no capital humano, investindo em algumas estratégias como treinamentos e capacitações, integração e trabalho em equipe, melhor comunicação entre colaboradores e feedback.

You must login to add a comment.

Posts relacionados