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Chatbots: Benefícios para seu Negócio

Chatbots: Benefícios para seu Negócio

Os Chatbots estão em ascensão há alguns anos e já enfrentaram uma ampla adoção.

Eles estão trazendo uma nova maneira para as empresas se comunicarem com o mundo e, mais importante, com seus clientes, com a ajuda da explosão da popularidade dos aplicativos de mensagens, o desenvolvimento acelerado de todos os tipos de sensores, claro, com o surgimento de tecnologias emergentes e Inteligência Artificial (IA).

Então o que são Chatbots?

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Um chatbot é um programa, alimentado por regras e IA, que simula uma interação real com os usuários através de uma interface de chat. Em outras palavras, um chatbot é um serviço que pode ter uma conversa com você como uma pessoa real.

Os chatbots são baseados no Machine Learning para reunir cadências de conversação que lhes permitem copiar conversas humanas e reagir a pedidos escritos ou falados para fornecer um serviço.

Eles compreendem a linguagem, não apenas comandos, já que usam IA. Portanto, quanto mais conversa os chatbots têm com os usuários, mais inteligentes eles se tornam.

Embora tenhamos começado a experimentar os bots recentemente, sua tecnologia começa na década de 1950. Você pode dar uma olhada no nosso infográfico aqui para saber mais sobre a História dos Chatbots.

Vamos dar uma olhada nos seis principais benefícios dos chatbots, e ter uma melhor compreensão de como eles podem contribuir para o seu negócio.

1) Acompanhando as Tendências: Estar Presente nas Plataformas de Mensagens

As aplicações de mensagens tinham alcançado mais usuários do que as redes de mídia social no primeiro trimestre de 2015. Uma vez que as preferências dos clientes estão prestes a interagir com as marcas via chat – como é mais fácil e rápido de usar – as empresas têm agora a oportunidade de alcançar mais clientes.

Além disso, 65% dos usuários de smartphones não baixam nenhum aplicativo novo em um mês. Como os usuários têm seus principais aplicativos como Facebook, Instagram, Whatsapp etc., eles não procuram por novos aplicativos.

Portanto, integrar seu próprio chatbot em uma das plataformas populares que seus clientes usam diariamente, pode ser melhor do que construir um novo aplicativo, economizando dinheiro e tempo.

2) Melhoria no atendimento ao cliente

Uma pesquisa mostra que 83% dos compradores online precisam de apoio durante as compras. Portanto, seus clientes podem precisar de ajuda para tentar entender quais produtos se encaixam em suas necessidades/orçamentos a qualquer hora do dia.

Além disso, os compradores podem não encontrar o que procuram devido a problemas de navegação quando estão no seu site, podem ter questões de registro, pagamento, checkout e entrega ou pode haver uma falta de informação sobre um produto.

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Em todas essas situações, os chatbots podem oferecer assistência em tempo real como um vendedor em uma loja de verdade. Além disso, os chatbots podem oferecer uma comunicação interativa onde eles também fazem perguntas para entender o problema real.

Além disso, juntamente com texto e voz, eles podem apresentar aos clientes conteúdos ricos com páginas de produtos, imagens, entradas em blogs, vídeos tutoriais baseados em suas respostas que podem ajudá-los em sua jornada.

3) Suporte ao cliente sempre disponível

O atendimento ao cliente é o fator mais importante para o sucesso. Portanto, quer você seja uma empresa internacional ou local, ter um bom atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana tem um impacto positivo na satisfação do seu cliente.

O processo de suporte ao cliente pode ser melhorado com a ajuda de chatbots. Bots podem ser programados para dar respostas automáticas a perguntas repetitivas imediatamente e encaminhar o pedido para uma pessoa real quando uma ação mais complicada for necessária.

Isto permite aos representantes humanos de atendimento ao cliente economizar tempo e auxiliar casos mais importantes ao invés de tarefas simples que consomem tempo.

Além disso, com a ajuda de chatbots, as organizações podem lidar com mais tarefas ao mesmo tempo para que nenhum cliente tenha que esperar. Isso permitirá que as empresas ampliem suas operações para novos mercados globalmente sem multiplicar as solicitações recebidas para serem atendidas.

4) Interação proativa com o cliente

Em geral, as empresas aplicam uma “interação passiva com o cliente”, o que significa que elas só respondem aos clientes quando são contatadas e não iniciam a comunicação.

Em negócios competitivos -especialmente com uma porcentagem notável de milênios como clientes-, nenhuma das marcas tem mais o luxo de agir passivamente.

Como nenhuma das organizações tem mão-de-obra suficiente para iniciar uma comunicação com todos os seus clientes periodicamente, os bots permitem que você inicie uma conversa com cada cliente, a respeito de qualquer assunto, a qualquer hora do dia.

Isso fará seus clientes sentirem que sua marca está um passo à frente, como um amigo que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e (obviamente) melhorar a percepção de sua marca a longo prazo.

5) Monitoramento de Dados do Consumidor e Ganhos de Insights

Como mencionado acima, os chatbots são ótimas ferramentas para se comunicar com os clientes. Com o feedback que eles coletam através de perguntas simples, você pode fazer melhorias em seus serviços/produtos e até otimizar seu site ajustando páginas de baixa conversão.

Por exemplo, se sua página de destino gera uma boa quantidade de tráfego orgânico mas não converte bem, seu bot pode chegar aos clientes que visitam esta página com uma pesquisa para coletar mais informações sobre porque eles estão saindo da página sem comprar etc.

Os chatbots também podem ser usados para rastrear padrões de compra e comportamentos dos consumidores através do monitoramento dos dados dos usuários.

Em outras palavras, as empresas podem rastrear os comandos e respostas dadas por seus usuários ao chatbot, prever as respostas com base na linguagem do consumidor e direcionar o bot para sugerir um produto ou serviço diferente ou mais conveniente aos usuários, além de notificar os departamentos de vendas e marketing para serviços personalizados.

6) Melhor Geração de Leads

As mensagens personalizadas que auxiliam os consumidores ao longo da “viagem do comprador” são possíveis com as informações do consumidor que os chatbots recebem.

Um bot pode fazer as perguntas necessárias e relacionadas, persuadir o usuário e gerar uma pista para você. Os chatbots garantem que o fluxo está na direção certa para obter taxas de conversão mais altas.

Além de gerar potenciais clientes e notificar as equipes de vendas, um chatbot também pode ajudá-lo a determinar os leads não qualificados através de KPIs identificados (orçamento, relevância, cronograma, recursos etc.) e evitar que você lide com leads que consomem tempo.

Considerações Finais

Existem diversos benefícios que uma automatização de marketing pode fazer pelo seu negócio. Processos demasiados repetitivos e burocratizados devem ser encaminhados à tecnologia que possa acelerar os processos finalísticos de um negócio.

Para acompanhar com mais detalhes sobre nosso trabalho, acesse nosso treinamento de chatbot do facebook, o Robô Milionário!

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