No segmento da moda, empresas tem se unido para comprar insumos, adotar práticas sustentáveis e qualificar a equipe
As redes ou centrais de negócios podem trazer bons resultados para os seus participantes, como, por exemplo, aumentar o poder de barganha. Por meio delas, empresários de todo o país vêm conseguindo, de forma coletiva, criar marcas inovadoras, fazer marketing e publicidade, capacitar seus funcionários, contratar serviços terceirizados e comprar insumos e equipamentos. E as possibilidades não param por aí.
No segmento da moda, uma das centrais conhecidas é a Rede Sinvespar – Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sudoeste do Paraná, que tem 104 associados – empresários que faturam desde R$100 milhões a R$5 mil. Os participantes buscam, entre outras coisas, apoio nas negociações em geral (compra e venda). Para se ter uma ideia do sucesso da iniciativa, só em 2012, o faturamento foi de R$ 1,5 milhão; e ao longo da sua história, houve uma redução entre 5% e 18% na média dos preços praticados pelos fornecedores, que hoje preferem negociar com a Rede já que gera menos custos e desgastes com negociação.
O Sebrae está diretamente ligado com o setor desde 2003, quando iniciaram as ações cooperativas para alavancar o setor do vestuário. Foi principalmente com o seu apoio que todo o desenvolvimento e crescimento da Rede Sinvespar se tornou possível. Foi um consultor do Sebrae que ajudou a desenvolver e operacionalizar a Central de Negócios, todo o processo ficou pronto em julho de 2009.
As primeiras oportunidades de compra com o grupo foram de papel higiênico (produto de alto consumo), pedra expandida para lavanderia (onde houve o maior ganho, em torno de 35%) e papel sulfite (produto com redução de 8%). Na primeira compra, os pedidos fecharam em R$4.500,00 e no ano em torno de R$ 100.000,00. Passados alguns anos, somente nos cinco grupos de produtos (linhas e fios, agulhas, zíperes, papelaria, higiene pessoal, limpeza, embalagem e modelagem) chegou próximo a R$ 1,5 milhão em compras.
Atualmente, a Rede Sinvespar, em parceria com o Sebrae no PR, a Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), o Sesi (Serviço Social da Indústria), o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e prefeituras municipais –, realiza periodicamente cursos, treinamentos, caravanas para feiras técnicas e promocionais, além de oficinas e clínicas tecnológicas. Estas atividades resultam em visibilidade para o setor e em outras conquistas, como recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para qualificar 600 pessoas; projeto com recurso federal para saúde e segurança; e projeto ambiental nacional para ações de normatização.
6º Enacen
As vantagens e benefícios das redes e centrais de negócios para as pequenas empresas serão discutidos no 6º Enacen – Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios, que ocorre nos dias 16 e 17/11, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, em Campina Grande (PB).
O evento é anual e promove o debate e interação entre empresários que desejam entender como a atuação associativa e em parceria com outras empresas pode ampliar sua competitividade e garantir bons resultados. É uma oportunidade não somente de obter novos conhecimentos, mas também de trocar experiências com empresários que vêm conseguindo resultados excelentes em seus empreendimentos associativos.
…
Com informações do Enacen e da publicação Casos de sucesso de redes e centrais de negócios.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.
Imagem: Roger Stoll/Free Image