CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Case de sucesso: mandioca palito e agroecológica

Case de sucesso: mandioca palito e agroecológica

046

Um sabor diferenciado – apresentado em um formato pouco comum – promete conquistar o paladar dos turistas que visitarão Cuiabá (MT), uma das cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014, durante o evento esportivo. Trata-se da mandioca palito, uma das apostas da empresa Mandioca Aricá.

Graças à parceria com a Associação Buriti Grande – em que produtores rurais fornecem a mandioca para a comercialização – é possível que os consumidores cuiabanos saboreiem um produto agroecológico. Ao todo, 50 colaboradores estão envolvidos no processo, comandado pela empresária Diana Durigon. O produto é vendido em grandes redes de supermercados da cidade e sua nova versão foi motivada pelo evento mundial deste ano.

De acordo com Diana, a mandioca palito foi pensada como uma forma facilitada de consumo, onde uma embalagem diferenciada também foi desenvolvida. “A ideia se deu em um evento que participamos, comandado pelo Sebrae”, recorda. Para o desenvolvimento dela, foram pensados elementos que transmitissem a brasilidade.

Os produtos, livres de agrotóxicos, também se destacam. Diana afirma que apesar da entrada de uma concorrência cada vez maior no segmento em que atua, sempre são buscados diferenciais. Para ela, a qualidade da produção é outra vantagem competitiva que a Mandioca Aricá apresenta. O contato com o consumidor é direto e rápido. Cada questionamento é respondido e, cada sugestão, incorporada conforme necessidade. “Levamos a sério os retornos que recebemos”, salienta.

Antes mesmo de estar disponível para a venda, a empresa já recebeu encomendas da mandioca palito. Diana revela que esta produção foi motivada principalmente pelo megaevento. E para a ocasião, as expectativas são as melhores. “Acreditamos que haverá 50% de crescimento da produção neste período”, estima.

A divulgação do novo produto foi realizada em um festival gastronômico, em novembro de 2013. A degustação rendeu um retorno positivo e entusiasmou a empresária. Ela espera que este ano seja ainda mais promissor aos negócios. “Este momento (a Copa) é para estreitarmos os laços com o cliente e divulgar nosso produto de maneira efetiva”, afirma.

Responsabilidade social

Além do cultivo sem agrotóxicos – o que colabora para a preservação do meio ambiente – a folha da mandioca é doada às pastorais da Criança, de Brasília (DF) e Cuiabá (MT). Com ela, é feita a multimistura ou suplemento alimentar, que auxilia no combate à desnutrição.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae