CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Caninha ou Cachaça?

Caninha ou Cachaça?

05-005-cachacaNo mercado de cachaça, existem dois tipos da bebida: a caninha industrial e a cachaça artesanal de alambique. A primeira possui teor alcoólico de 38% a 54%, à temperatura de 20ºC, obtida da destilação simples da cana-de-açúcar, com teor alcoólico corrigido pela diluição de água e adição de adoçantes (até seis gramas por litro) e corantes (para diferenciar a tonalidade da cor).

Já a cachaça pura de alambique, com o mesmo teor alcoólico e temperatura, é obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar, em alambique de cobre, sem adição de açúcar, corante ou outro ingrediente qualquer.

Muitos conhecem a bebida brasileira como “aguardente de cana”. Na verdade, trata-se de um termo genérico, usado para denominar os destilados brasileiros obtidos da cana-de-açúcar: a caninha industrial e a cachaça artesanal de alambique.

Fabricação da cachaça

   

produção da cachaça

produção da cachaça

A escolha do local deve levar em consideração fatores estratégicos, principalmente com vistas a reduzir os custos mensais. Para o funcionamento de uma empresa de menor porte, estima-se que seja necessário um galpão de 150 m² para acomodar o ambiente de processo produtivo com áreas de recepção de insumos, produção e estocagem, bem como conte com escritório, além de áreas de apoio e recepção dos clientes. O espaço deve ser otimizado para um melhor fluxo da produção, com áreas devidamente projetadas para a recepção das matérias-primas, processos industriais e armazenamento.

Deve-se também considerar que a área possua local apropriado para recepção, tratamento e/ou destinação dos resíduos do processo produtivo. É importante, ainda, que o local conte com fornecimento de água potável de boa qualidade e energia elétrica estável, assim como e essencial que a infraestrutura de transportes possibilite o fácil acesso da mão de obra e por parte dos clientes.

Acompanhe as dicas de negócio para esse segmento, acesse: http://www.sebrae.com.br/setor/servicos/acesse/ideias-de-negocio/ideias-de-negocio/visualizar-ideias/documento/B49699BF5FCFFD1783257C400048F39C/campo/dicasNegocio

Quer saber mais sobre a cachaça artesanal? http://bis.sebrae.com.br/GestorRepositorio/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/444c2683e8debad2d7f38f49e848f449/$File/4248.pdf

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae