Competir no mercado calçadista não é uma tarefa fácil, em especial para os empresários de pequenos negócios que precisam disputar espaço com os grandes da indústria calçadista. E este é o tema de um dos boletins de inteligência setorial elaborados pelo Sebrae/SC.
De acordo com o texto, é preciso criar estratégias que garantam visibilidade à marca. Nesse sentido, os pontos de venda de calçados são fundamentais para obter bons resultados. Há alguns anos, marcas reconhecidas partiram para a abertura de lojas próprias e essa também pode ser uma alternativa de diversificar a comercialização de produtos dos pequenos empreendedores.
Panorama dos pontos de venda
De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), existem cerca de 60 mil pontos de vendas de calçados no Brasil, entre lojas de rua, espaços em shoppings e lojas virtuais. Por ano, são comercializados 750 milhões de pares de sapatos no país.
Nesse cenário, montar um planejamento de negócios eficiente e um plano de marketing para auxiliar na escolha do tipo de loja ideal são fundamentais para o sucesso do negócio.
Além disso, é preciso estar atento para alguns aspectos específicos relacionados ao ponto de venda, como:
- Ser atraente
- Induzir a compra
- Expor o preço
- Oferecer a prova
- Personalizar
Para saber mais sobre o tema, leia a íntegra do Boletim de Tendências – Calçados Femininos.
A publicação está disponível para download (em PDF). Para acessá-la, é preciso estar cadastrado no Sistema de Inteligência Setorial (SIS), desenvolvido pelo Sebrae/SC. O cadastro é gratuito, fácil e rápido. Para efetuá-lo, clique aqui.
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