CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Cafés gourmet e orgânico: panorama do mercado

Cafés gourmet e orgânico: panorama do mercado

CafeEstudo elaborado pelo Sebrae Nacional traça uma ampla análise do mercado do setor de cafés, em especial os cafés gourmet e orgânico.

De acordo com dados da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) citados na publicação, o Brasil é o segundo maior consumidor mundial de café, sendo que entre 2006 e 2012 apresentou um crescimento de mais de 25,1%. Nesse sentido, como não poderia deixar de ser, o consumo per capita de café também vem aumentando nos últimos anos, tendo crescido em média mais de 29% entre 2002 e 2012, quando atingiu a marca de 82 litros.

A indústria cafeeira no país é representada por 286,8 mil propriedades de tamanhos diversos, das quais 2/3 são de pequeno porte. O setor emprega mais de 8 milhões de trabalhadores direitos e indiretos, que agregam um valor bruto de produção de R$ 8,6 bilhões à economia nacional.

Mercado de café gourmet
Embora o mercado de café gourmet ainda seja pouco representativo em relação ao total, cerca de 4% do mercado, em 2010 o setor apresentou um crescimento de 21% em relação ao ano anterior.

Por outro lado, o volume produzido e o valor do produto sofreram queda. Em 2012, foi mais difícil produzir grãos especiais devido às chuvas que ocorreram durante a colheita, resultando em uma queda entre 20% e 30% de cafés com nota acima de 80.

Mercado de café orgânico
Em 2010, o Brasil já tinha quase 643 milhões de hectares destinados à plantação de café orgânico, segundo a International Federation of Organic Agriculture Movements (IFOAM) & Research Institute of Organic Agriculture (FiBL).

De acordo com o presidente da Acob (Associação de Cafés Orgânicos do Brasil), Cassio Franco Moreira, a produção nacional de café orgânico tem oscilado entre 80 mil e 100 mil sacas por safra.

Ainda com relação ao panorama, a publicação apresenta dados sobre exportação e importação desses produtos, incluindo informações sobre os principais destinos e compradores, além de apresentar de forma detalhada a cadeia produtiva do café. Para acessar todas essas informações, leia a íntegra do estudo.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae