CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Cadê a Sabugosa?

Especializada em livros infantis, a livraria Sabugosa ficava no Brasília Shopping, em Brasília, mas em seu lugar agora está outra empresa.

Livro infantil vendido na Livraria Sabugosa antes de fechar

Além de livros infantis, a Livraria Sabugosa tinha ainda uma linha de brinquedos pedagógicos. Seu nome era uma homenagem ao inteligente personagem de Monteiro Lobato, o Visconde de Sabugosa.

A Sabugosa atuava com um nicho de mercado muito específico e seu portfólio de produtos oferecia muitas opções para pequenos leitores dos 2 meses a 12 anos.

Para minha surpresa, ontem estive no Shopping Brasília e, em seu lugar, estava a ampliação de uma loja de tênis. No meu coração ficou um buraco.

O que teria acontecido à Sabugosa?

O investimento de estar no shopping agora é alto demais? A concorrência da Livraria Cultura que também oferece livros infantis (não com a variedade da Sabuosa) foi difícil enfrentar? O interesse das crianças por livros diminuiu?

Sempre faço esse tipo de indagação quando vejo uma empresa fechar. E, quando é uma pequena empresa com anos de história e diferencial, mais ainda.

Lembrei-me de um filme, uma comédia romântica, que tinha no elenco Meg Ryan e Tom Hanks, no qual ela era dona de uma pequena loja que vendia livros para crianças que se chamava A Loja da Esquina. A personagem de Meg havia herado o negócio da mãe e a loja fazia parte da paisagem e da vida do bairro. Tinha clientela fiel e vizinhos como clientes frequentes.

Surge então a FOX, uma livraria do tipo megastores (e megastores nos EUA são realmente MEGA) que tinha uma cafeteria e oferecia descontos inacreditáveis. Além de vários andares de ofertas de livros, e vendedores que não conseguiam ter um relacionamento tão próximo com o cliente.

Durante todo o filme a Loja da Esquina tenta sobreviver e, no fim, Golias vence Davi, Meg Ryan torna-se escritora de livros infantis e descobre que Tom Hanks, apesar de ter provocado sua falência, tinha coração.

Que lição tiramos deste filme? Todo negócio grande ou pequeno deve estar sempre preparado para as mudanças do mercado. Deve procurar estar um passo à frente, pois o sucesso de ontem pode não ser condição de sobrevivência para hoje.

A Loja da Esquina fechou, a Sabugosa fechou. Mas eu confesso que tenho a esperança de que ela tenha apenas se mudado e em uma de minhas andanças de fim de semana a encontre em alguma esquina de Brasília.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae