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Cachaça, tendências e oportunidades

Cachaça, tendências e oportunidades

Um dos produtos nacionais em ascensão entre os brasileiros e no exterior como bebida nobre, a cachaça apresenta uma boa opção de negócios para 2014.

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O segmento produtivo da cachaça traz notícias animadoras quanto a seu mercado consumidor. Por um lado, espera-se que cada vez mais brasileiros passem a valorizar o produto como a bebida típica nacional. Nesse aspecto, o perfil atual de consumidores deixou de vincular o produto à ideia de bebida desvalorizada e de baixa qualidade, sendo comparada a destilados nobres como uísque e vodca. Conforme avaliação realizada pela Federação Nacional das Associações de Produtores de Cachaça de Alambique (FENACA), os consumidores das classes A e B descobriram a cachaça como produto de qualidade, passando a assumir o consumo da bebida antes tratada como direcionada somente às classes menos favorecidas. O aumento da demanda começou de forma espontânea e passou a ser observado há cerca de uma década. O movimento se refletiu inclusive na forma de pedir e degustar a bebida.

Além do salto de qualidade do consumo no mercado interno, a exposição do país nas mídias internacionais, decorrente dos grandes eventos desportivos (Copa do Mundo realizada em Junho) e Olimpíadas de 2016, projeta um considerável influxo de turistas estrangeiros no Brasil, ávidos a conhecer características específicas do país. Isso deve ocorrer não só durante os megaeventos, mas também posteriormente a estes, dada a geração ou melhoria de diversos atrativos turísticos locais. Nesse sentido, a cachaça carrega o marco de bebida típica brasileira, com forte apelo comercial junto aos estrangeiros.

Contudo, é importante que o empreendedor desse segmento perceba a tendência de consumo relativo a produtos diferenciados quanto a características sensoriais como sabor, cor e aroma da bebida, bem como o desenho da embalagem do produto. Por sinal, essa é uma ótima oportunidade para micro e pequenos empreendedores, os quais possuem mais chances de controlar a produção com vistas a atingir as diferenciações exigidas pelo mercado consumidor.

É tendência, ainda, a configuração do ambiente produtivo para recepcionar clientes interessados em conhecer o processo produtivo, bem como degustar vários tipos de blends produzidos no local e adquirir bebidas e suvenires para presentear parentes e amigos. Essa estratégia pode gerar fontes alternativas de receitas e divulgar a marca com maior presteza.

Para saber mais acesse Ideias de Negócios para 2014 – Agronegócios

 

Fonte: Sebrae 2014 

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