CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Brasilidade ao extremo

Brasilidade ao extremo

Acabamos de entrar em clima olímpico. No dia 25 de julho começou em Londres (Inglaterra) a Olimpíada 2012. Até o dia 12 de agosto, os noticiários estarão focados nos resultados e o acompanhamento do quadro de medalhas, o que atrai a atenção de multidões. Todos nós brasileiros torceremos unidos para que os cerca de 260 atletas brasileiros saiam vitoriosos. Cada medalha conquistada por um brasileiro será comemorada como se uma Copa do Mundo tivesse sido conquistada pela Seleção do Brasil.

Entretanto, a significância de uma olimpíada transcende o lado esportivo. Isso porque a realização dos jogos olímpicos têm impacto no ambiente dos negócios antes, durante e depois do evento, deixando legados econômicos e sociais.

Esta é a terceira olimpíada moderna que se realiza em Londres. Mesmo assim, para a sua realização foi necessário fazer investimentos. Arenas esportivas foram reformadas e construídas, apesar da cidade dispor de alguns templos sagrados do esporte. Também foram feitas obras de mobilidade urbana – algumas ainda estão em finalização –para facilitar o trânsito de delegações, jornalistas e turistas fãs dos esportes, em suas diversas modalidades.

Oportunidades

Neste período se amplia o fluxo de pessoas na cidade onde se realiza o evento, e isso tem impacto nos negócios de hospedagem, alimentação, transporte, entre outros segmentos, o que exige investimentos privados para atender esta nova demanda, mesmo que pontual. Cresce a demanda no comércio e no setor de prestação de serviços em decorrência da maior circulação de pessoas no período do evento. Isso quer dizer que as oportunidades de negócios efetivamente ocorrem.

A Olimpíada 2012 é um aprendizado para o Brasil, podemos tirar algumas lições que podem ser aplicadas na organização dos três eventos esportivos com impacto mundial que ocorrem já a partir do ano que vem: Copa das Confederações, que ocorre em seis cidades; Copa do Mundo Fifa 2014, realizada em 12 cidades; e em 2016, no Rio de Janeiro, ocorre os Jogos Olímpicos (primeira olimpíada realizada na América do Sul).

Com certeza teremos impactos positivos e alguns já estão ocorrendo: nas 12 cidades-sede, estão sendo investidos recursos em obras de infraestrutura urbana, em especial nas áreas de mobilidade urbana e aeroportos; em telecomunicações e nas arenas de futebol. Além disso, várias empresas já estão realizando negócios por conta da Copa das Confederações e Copa do Mundo Fifa 2014, sem falara que no Rio de Janeiro já se iniciaram investimentos por conta das olimpíadas

Estes investimentos precisam estar afinados com as oportunidades efetivas, para que não gerem frustrações nos empreendedores. Um conjunto de entidades empresariais, do Sistema S e outras estão direcionando parte de suas ações para apoiarem empresas interessadas em se capacitar e se preparar para estas oportunidades. As instituições financeiras já começam, por sua vez, a disponibilizar linhas de crédito para atender demandas de investimentos destes empreendedores .

O jogo já começou! E além de medalhas e taças, precisamos gerar renda e postos de trabalho, deixando mais empresas competitivas para, com isto, obter um retorno econômico e social. É hora de colocar o time dos empreendedores em campo e dar inicio ao jogo!

Edição: Fernanda Peregrino, F&C Comunicação e Projetos.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga