Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Brasil registra aumento no número de desempregados; quantidade de trabalhadores informais também cresceu

Brasil registra aumento no número de desempregados; quantidade de trabalhadores informais também cresceu

O número de desempregados no Brasil subiu no primeiro trimestre deste ano e atingiu o maior número desde 2012, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Cerca de 14 milhões de brasileiros estão sem emprego, e, dentro desse dado, 3,5 milhões estão nessa situação há dois anos ou mais.

Após o segundo semestre de 2020, esse número cresceu cerca de 63%, correspondendo a 880 mil pessoas a mais em relação ao período. Comparando com o 1º trimestre do ano passado, aumentou 15,2% (1,956 milhão de pessoas a mais que procuram empregos). O recorde anterior foi registrado em 2019, com 3,347 milhões de pessoas sem emprego.

Esses dados refletem um problema que acompanha o Brasil nos últimos anos. O desemprego de pessoas há dois anos ou mais é um reflexo de diversas crises econômicas, onde muitas empresas, na intenção de conter gastos, evitam contratações, pensando no lucro. Dentro desse cenário, diversos profissionais estão no mercado, porém sem vagas suficientes para atendê-los.

Outro fator que contribui muito para esse aumento é a pandemia causada pelo novo coronavírus. Microempresários acabaram não lucrando com seu comércio e, devido a isso, não conseguiram manter os seus funcionários com o salário em dia. Empresas de grande porte também foram afetadas, o que desencadeou um problema geral de desemprego no país.

A falta de profissionais capacitados também contribui para o aumento desses dados. A cada dia que passa, o mercado de trabalho tem exigido conhecimentos que a maioria dos trabalhadores não possui. Isso reflete um problema socioeconômico muito grave, pois o acesso a estudos e especificações não está disponível para todos.

Esse cenário de desemprego resultou em um aumento no número de trabalhadores informais no Brasil. Atualmente, cerca de 23,8 milhões de brasileiros não trabalham de carteira assinada, resultando em um aumento de 2,4% em relação ao primeiro trimestre de 2020. Muitos brasileiros têm escolhido trabalhar em aplicativos de delivery, ou abrir um negócio próprio.

Apesar dessa opção de trabalho informal, as vagas de empregos CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ainda são buscadas, pois garantem benefícios. O estado de São Paulo (SP) continua sendo o principal polo de empregos no Brasil; portanto, diversas pessoas se deslocam quando surgem vagas de emprego em SP.

Uma opção para se conseguir um trabalho com carteira assinada é se cadastrar em sites de vagas, ou se inscrever em algum programa do governo. O Portal Emprega São Paulo reúne cidadãos em busca de uma oportunidade de trabalho e empregadores que ofertam vagas no estado.

Além disso, realizar cursos de capacitação para aumentar o seu conhecimento em uma determinada área também garante uma gama maior de oportunidades. A tendência é que essa crise perdure por alguns anos; portanto, a inserção no mercado será para quem estiver  melhor preparado.

You must login to add a comment.

Posts relacionados