CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Brasil: potencial fabuloso para atividade apícola

Brasil: potencial fabuloso para atividade apícola

070

Criação de abelhas com ferrão (apicultura) é um negócio que proporciona aos consumidores o contato com produto natural de alto valor nutritivo, com sabor natural e proveniente da vida silvestre, contribuindo para a qualidade de vida. A apicultura é parte da zootecnia dedicada ao estudo e à criação de abelhas com o objetivo de produzir mel, cera, própolis, geleia real e contribuir para a polinização. É uma atividade que pode ser praticada em pequena escala como hobby, assim como pode constituir-se em negócio.

Para criar abelhas, não basta possuir algumas colmeias; é necessário compreender o comportamento social e biologia das abelhas, bem como estar sempre se atualizando nas técnicas de manejo e produção.

A produção de mel obtida de floradas silvestres está se tornando cada vez mais escassa no mundo. Por esse motivo, atualmente, a exploração da apicultura está cada vez mais dependente das culturas agrícolas que, na maioria dos sistemas produtivos, utilizam os agroquímicos de maneira inadequada. Essa situação prejudica a qualidade do mel e dos demais produtos apícolas, pois ocasiona a contaminação da produção com resíduos que podem ser tóxicos para o homem.

Apicultura no Brasil

O Brasil apresenta características especiais de flora e clima que, aliados à presença da abelha africanizada, lhe conferem um potencial fabuloso para a atividade apícola, ainda pouco explorado. Segundo o Banco do Nordeste, o Nordeste é uma das duas regiões do planeta com as melhores condições para produzir mel orgânico.

Em nosso país, as floradas silvestres têm se tornado cada vez mais importante para o setor apícola, graças às vastas áreas disponíveis, o que dá ao país um potencial muito grande em termos de aumento de sua produção, pelo menos, para as próximas décadas.

A produtividade brasileira ainda se encontra reduzida, quando comparada com a produção internacional. A baixa produtividade dos apiários brasileiros se explica pela pouca utilização de recursos tecnológicos na produção. Estima-se que a produtividade da atividade no Brasil seja de 30 kg de mel por colmeia, ao ano, enquanto outros países atingem produtividade de 50 a 100 kg. Os principais estados produtores são São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Piauí.

Recomendações

Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:

  • Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
  • Pesquisa a guias especializados. Este é um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando competidores por bairro, faixa de preço e especialidade;
  • Participação em seminários especializados.

 

Um pouco de história

O padre Antônio Carneiro introduziu a apicultura no Brasil em 1839, quando trouxe ao Rio de Janeiro algumas colônias de abelhas da espécie Apis Mellifera da região do Porto, de Portugal. Outras raças de Apis Mellifera foram criadas posteriormente, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, por imigrantes europeus.

Em 1956, o setor teve um novo impulso, quando algumas abelhas africanas escaparam do apiário experimental e passaram a se acasalar com as de raça europeia, formando um híbrido natural chamado de abelha africanizada. Inicialmente, a agressividade dessas abelhas causou um grande problema no manejo dos apiários e muitos apicultores abandonaram a atividade. Somente após o desenvolvimento de técnicas adequadas, ocorrido nos anos 70, a apicultura passou a crescer e se expandiu para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em seguida, o setor se profissionalizou e, desde então, o país tem se mostrado um solo fértil para a atividade.

 

As campanhas para o consumo de alimentos saudáveis e nutritivos contribuem para a demanda por esses produtos oriundos da apicultura. Mais informações podem ser obtidas por meio da elaboração de um plano de negócios com colaboração do Sebrae. Acesse: www.sebrae.com.br

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae