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Brand Book: Como criar um manual da marca em 4 passos

O brand book pode ser descrito como o manual da marca para seu marketing digital. É uma ferramenta fundamental e permite que todos saibam em detalhes como usar a imagem da sua marca.

Seja você um gerente de marca ou executivo de marketing, se você deseja saber exatamente o que um brand book deve incluir ou como compartilhá-lo com todos que trabalham com sua marca, você está no lugar certo!

Detalharemos os componentes essenciais do manual da marca e também as etapas necessárias para criar um. Venha conferir!

O que é um brand book?

Toda vez que você cria um novo conteúdo visual, está definindo sua marca para clientes em potencial.

Seja uma arte para Instagram, ou posts prontos para Instagram, postagem de rede social ou um vídeo explicativo do produto, você está comunicando a identidade da sua marca, o compromisso com a qualidade e o valor geral.

Isso acontece se você tem um brand book ou não. Então, você não gostaria de ter certeza de que cada conteúdo visual que você produz entrega a mesma mensagem?

Um vídeo mal feito pode fazer você perder um cliente em potencial. E um infográfico sem sentido com a marca fará pouco para promover sua empresa se ninguém puder reconhecer que você foi quem o fez.

O manual da marca codifica a identidade visual, ou artes para redes sociais geral da sua organização em um recurso único e útil.

Um brand book geralmente incluirá o seguinte:

  • Um conjunto de fontes definidas
  • Uma paleta de cores da marca
  • Estilos de ilustração e ícone
  • Estilos e direção de fotografia

Pode incluir outros elementos também. E para todos esses casos, incluirá instruções sobre seu uso.

Por exemplo, algumas fontes serão usadas apenas em títulos, enquanto outras servirão apenas para o corpo do texto.

Todos esses elementos fazem parte da sua identidade visual geral como marca. Essa identidade deve ser cuidadosamente elaborada para comunicar com precisão o propósito, os valores, as ambições, as características e a promessa da sua marca.

Um brand book é simplesmente um recurso que facilita o uso de todos os elementos em todas as comunicações da sua empresa, principalmente hoje no marketing na gestão das redes sociais para empresas.

Saiba disso: Gestão de redes sociais como funciona?

Então, o que é um livro de marca? É quem sua empresa é e quem você quer se tornar.

Assim como toda empresa precisa de uma declaração de missão, toda empresa também precisa de um manual da marca.

Sua marca realmente precisa de um brand book?

Com certeza! Não importa quão grande ou pequena seja sua empresa, um manual da marca ajudará a manter as coisas estruturadas e a retratar a imagem mais completa e pessoal da marca para o cliente.

O brand book mantém as coisas claras para os designers, se eles acabaram de ingressar na empresa ou trabalham lá há anos, e permite que eles se refiram a respeito das fontes, cores, logotipos ao projetar o site ou outros conteúdos.

Além disso, ajuda a equipe de marketing a entender melhor qual linguagem deve ser usada, quando e como, bem como a história que a marca precisa contar.

Por fim, cria uma ligação com o cliente, criando a imagem mais detalhada e coerente da marca.

Como criar um brand book para sua marca

Passo 1: apresente sua marca

O primeiro passo para criar seu manual da marca é dar identidade e personalidade à sua marca.

Comece apresentando sua marca: quem é você? O que você faz? Pelo que você é apaixonado? O que você defende? Destaque seus valores e crie uma história que o torne único.

 

Para obter resultados, você pode aproveitar os elementos da plataforma da sua marca, como:

  • a história da sua empresa
  • sua missão: por que sua marca existe
  • sua visão: a forma como suas empresas imaginam o impacto que podem ter no mundo, o caminho que devem seguir para atingir seus objetivos
  • sua promessa de marca: o problema que sua empresa se comprometeu a resolver, a necessidade que ela atende
  • seus valores fundamentais: a razão por trás de cada uma das ações do seu negócio
  • uma descrição dos produtos ou serviços que fornece

Quanto à definição da sua estratégia de branding, é aconselhável realizar uma auditoria à sua marca.

Você pode pesquisar equipes e executivos de cada departamento, bem como outras partes interessadas relevantes, para avaliar a percepção deles sobre sua marca.

Certifique-se de sintetizar e organizar seu pensamento ponto por ponto, para que você possa representar a personalidade da sua marca em detalhes.

Passo 2: crie diretrizes detalhadas para sua marca

Logotipo

Como principal elemento de design da sua marca, seu logotipo deve ser sempre consistente.

O manual da marca deve fornecer informações detalhadas sobre o significado do logotipo e como usá-lo corretamente, incluindo:

  • o que o logotipo representa
  • as variantes, se houver (versão secundária do seu logotipo, ícones…)
  • as dimensões e proporções do logotipo
  • como posicionar o logotipo
  • quais usos são proibidos

Se o seu logotipo inclui um slogan, este também deve estar sujeito a regras (posição em relação ao logotipo, sua cor e tamanho…).

Sinta-se à vontade para fornecer exemplos visuais de usos incorretos ou corretos do seu logotipo.

Tipografia

O brand book deve indicar claramente quais fontes podem ser usadas em combinação com seus elementos de marca.

Forneça exemplos abrangentes para garantir que os tipos de letra sejam usados ​​em harmonia com sua marca em suportes digitais e impressos.

Cores

Integre a paleta de cores característica da sua marca ao seu brand book. Você pode definir declinações e cores alternativas.

Limite sua escolha a não mais do que algumas cores diferentes: sua identidade visual deve permanecer simples e fácil de lembrar. Eles devem ajudar as pessoas a identificar sua marca imediatamente.

Dica: Certifique-se de incluir o nome e código exato de cada cor (de acordo com o HEXA, RVB ou outros sistemas de referência).

Elementos visuais

Definir diretrizes sobre o uso de imagens e outros elementos visuais. Estes devem discutir coisas como:

  • que tipo de imagens, ilustrações e ícones são apropriados para sua marca?
  • quais dimensões devem ser usadas?
  • quais cores devem ser dominantes?
  • como integrar o logotipo e o slogan?

Estilo de comunicação e tom de voz

O tom e o estilo editorial também devem fazer parte da personalidade da sua marca. Sua voz ajuda a definir sua marca e deve ressoar com seu público-alvo.

Seu conteúdo deve abordar sua persona de marketing em um nível pessoal.

Liste os termos, vocabulário e padrões de fala que devem definir o tom e comunicar seus valores e missão.

Defina os termos aos quais você deseja ser associado e aqueles que você prefere ficar longe.

Passo 3: faça o seu próprio brand book

Use estratégias de design para tornar seu manual da marca uma ferramenta de comunicação eficaz por si só. Brinque com elementos como:

  • o layout
  • o formato
  • as expressões
  • as cores

O brand book deve ser a expressão mais pura da identidade da sua marca. Seja ousado, aproveite esta oportunidade para mostrar o seu lado criativo!

Passo 4: compartilhe as diretrizes da sua marca

O documento final deve ser facilmente compreendido por todos os tipos de pessoas.

Os leitores devem entender o que torna sua marca única com pouco esforço. O brand book deve refletir a identidade da sua marca de forma coerente, clara e amigável.

Certifique-se de tornar suas diretrizes disponíveis para todos. Para evitar ter que compartilhar um PDF sempre que precisar compartilhar diretrizes ou atualizá-las, por que não criar um documento online e conceder acesso a pessoas relevantes?

Conclusão

Um brand book é o coração da identidade da sua marca. Ele fornece diretrizes definitivas para pessoas externas sobre o que sua marca representa e como ela é.

Regras de design abrangentes são mais importantes agora do que nunca. Uma estrutura coerente permite que as pessoas reconheçam sua marca.

Como os suportes de marketing e os canais de comunicação se tornaram extremamente diversos na era digital, é essencial que sua empresa promova uma imagem de marca consistente em suas plataformas online e representações físicas.

Por isso é muito importante ter um manual da marca a ser seguido, isso facilita até mesmo na hora de criar campanhas de marketing digital.

Crie seu brand book e explore novas estratégias de marketing para sua marca hoje mesmo!

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