CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Boletim: Qualificação da mão de obra técnica

Boletim: Qualificação da mão de obra técnica

39

A construção civil pode ser classificada em três grandes segmentos, são eles:

– construção pesada;

– montagens industriais e extração mineral;

– edificações industriais, comerciais e residenciais.

Cada obra, dependendo de seu tamanho, envolve dezenas e até milhares de profissionais, por isso a profissionalização dos serviços é uma etapa imprescindível para o bom andamento dos negócios. Entretanto, a falta de escolaridade e qualificação de trabalhadores no setor ainda são entraves, apontados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a serem enfrentados pelas empresas da construção civil.

O item profissionalização foi apontado como a maior limitação aos negócios por 34% dos entrevistados, tanto no mercado imobiliário quanto de infraestrutura. Se comparado com março de 2011 e de 2012, o percentual era maior, atingindo 44% e 41%, respectivamente (Fonte: Sondagem da Fundação Getulio Vargas (FGV), março de 2013).

150 empresas de Construção Civil, da Grande Natal, entrevistadas em pesquisa revelaram que: mais de 25% dos negócios tem foco em pequenos empreendimentos. 47% dos empresários acreditam que o Sinduscon deveria ofertar treinamento da mão de obra e 38% defendem o treinamento gerencial.

Quase 70% das construtoras não possui um programa de desenvolvimento institucional ou qualquer plano de expansão. Em 61,1% delas não há programas de qualidade implantados e em 77,5% não é desenvolvido nenhum produto novo (Fonte: Diagnóstico ‘Um Estudo Exploratório’, realizado pelo Sindicado da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RN), Sebrae RN e com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern)).

Quando se fala em profissionalização, é importante enfatizar que não basta apenas os pequenos negócios contratarem profissionais qualificados, mas é imprescindível que os empreendedores também disponham de conhecimento em todas as áreas.

Saiba mais sobre Qualificação da mão de obra técnica acessando o Boletim completo aqui:

http://www.sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/BO_ConstruçãoCivil_Junho_QualificaçãoMaodeObra.pdf

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga