CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Boletim: Mercado de cafeterias

Boletim: Mercado de cafeterias

110

As cafeterias são os negócios mais charmosos e tradicionais do segmento de alimentação. É um tipo de negócio que está relacionado a uma satisfação pessoal que vai além da gastronomia pura. Servir café é oferecer momentos especiais, e isso exige um conjunto de cuidados que o empreendedor deve levar em consideração.

Segundo o site da Rota do Café, a chegada do café no Brasil aconteceu em 1727, quando o Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta trouxe uma pequena muda da planta em sua bagagem, vindo da Guiana Francesa. Com condições climáticas favoráveis, o cultivo iniciou-se no Maranhão, mas se espalhou rapidamente por todo o país e, na época, o café já tinha grande valor comercial. A partir de 1850, cultivado em Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Paraná, o café já era a base da economia e contribuiu enormemente com o enriquecimento do Brasil.

Atualmente, com o grande consumo de café, o país apresenta um mercado propício para as cafeterias. Segundo publicado no portal da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o brasileiro está buscando cafés de melhor qualidade e o consumo fora do lar está aumentando. Assim, a busca por cafés gourmet também está em alta, em decorrência do maior poder aquisitivo e maior conhecimento vivenciado pelos brasileiros durante as viagens.

Por todo esse histórico apresentado, o Brasil tornou-se um referencial mundial em produção de café e o crescimento do consumo no mercado interno propiciou o desenvolvimento do nicho das cafeterias, tanto tradicionais quanto com conceitos diferenciados.

Saiba mais sobre Mercado de cafeterias, acessando o boletim completo aqui:

http://www.sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/2014_06_26_BO_Maio_Turismo_Cafeteria_pdf.pdf

Deixe um comentário

Sobre Sebrae RespostasDeixa eu ver qual é

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga