Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Blockchain: conheça tudo sobre essa inovação

Blockchain: conheça tudo sobre essa inovação

Comumente relacionado às criptomoedas o blockchain, que em tradução livre significa cadeia de blocos, é um sistema que possibilita a transmissão de dados pela internet de forma segura e rastreável. 

A associação com moedas digitais é compreensível e acontece pois foi com o surgimento do bitcoin que também nasceu o blockchain.

Organizações dos mais variados nichos de atuação estão cada vez mais atentas a essa tecnologia uma vez que permite transações mais transparentes e em certas ocasiões permitindo inclusive redução dos custos operacionais.

 

COMO FUNCIONA O BLOCKCHAIN

 

O blockchain garante a segurança das transações através de um sistema de blocos de dados que juntos formam uma corrente, como o próprio nome sugere.

Através da descentralização do armazenamento dos dados a segurança das operações é mais elevada, assim como acontece com os sistemas de armazenamento em nuvem.

Falando muito superficialmente, a rede funciona mais ou menos da seguinte forma, quando uma transação é iniciada ela é agrupada com outras transações formando então um bloco. Cada um dos blocos gerados é protegido por um código de segurança específico.

Estes passam por uma verificação, para então, com base em critérios preestabelecidos, ser definido se a transação é válida ou não e só sendo validada é que blocos são inseridos nas redes dos computadores que compõem a cadeia.

O código ou registro permanente na rede guarda as informações do tempo das transações, em cadeia contínua, formando um registro que não pode ser alterado. 

Diferente de outras trocas de dados que acontecem na internet, no blockchain não é possível identificar quem está enviando ou recebendo

Esse sistema garante a confiabilidade da transação, pois o código de cada bloco é muito difícil de descobrir.

 

APLICAÇÕES

 

Começamos a entender o complexo funcionamento do blockchain, entretanto ainda não sabemos suas aplicações reais, além das transações com criptomoedas. A seguir veremos alguns destinos desse sistema.

Direitos autorais: o criador de um conteúdo, tecnologia ou até mesmo arte pode fazer uso do blockchain e através de um contrato inteligente garantir o recebimento pela utilização da sua criação. Um estudante de engenharia que inventar uma nova tecnologia para a produção de placa de energia solar, poderia se assegurar dos ganhos financeiros provenientes de sua invenção..

Suprimentos e logística: com a globalização e avanços tecnológicos as organizações passaram a trabalhar com produtos de todas as partes do mundo. Através do blockchain é possível otimizar a gestão de suprimentos, identificando mudanças no padrão de fornecimento de cada componente necessário. Se reduzir a oferta do purgador de vapor a rede irá identificar rapidamente..

Educação: o sistema atual de certificação pelas instituições de ensino poderia ser modificado completamente se os diplomas fossem disponibilizados por uma rede blockchain. Dessa forma falsificações de documentos e até o exercício ilegal de profissões não seriam mais possíveis, pois qualquer organização poderia verificar a veracidade das informações.

O blockchain ainda representa uma inovação tecnológica o que significa que seu uso ainda não está disseminado na sociedade e que o conceito está maturando. Entretanto, empresas de todos os segmentos, desde instituições financeiras até indústrias do ramo de estruturas metálicas devem estar atentos aos próximos movimentos do mercado em relação à esta tecnologia.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados