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Black November 2020: veja como vender mais pela internet

Black November 2020: veja como vender mais pela internet

O ambiente online para black november é hoje, responsável por milhares de vendas anuais. Só no ano de 2018, os e-commerces faturaram R$53,2 bilhões.

Assim, cada vez mais, gestores passam a perceber a importância de estar na web. No entanto, não basta estar presente: é imprescindível buscar estratégias de como vender mais pela internet.

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Isso, porque, a partir do momento em que novos players entram nesse mercado, a concorrência também aumenta, o que demanda ações para se diferenciar e conseguir estar à frente.

Além disso, é preciso evitar alguns erros, para não ficar para trás, e adotar as ferramentas certas de forma estratégica.

Para ajudar você, reunimos, neste artigo, algumas orientações valiosas para seu comércio faturar mais no fim do mês.

Continue lendo para conferir dicas para vender mais e erros que você não deve cometer!

Black november: dicas de como vender mais pela internet

O segredo de como vender mais pela internet são as técnicas e estratégias que adotamos para deixar a loja virtual atrativa e eficaz, evitando processos burocráticos e complicados, atraindo mais público e tornando a experiência dos clientes mais agradável. Veja, a seguir, as principais dicas para que você alcance todos esses objetivos e tenha um lucro maior!

1. Diversifique os canais de venda

Existem muitos meios para que um usuário chegue à sua loja online. Vender em marketplaces, por exemplo, pode ser uma boa estratégia. Isso, porque esses ambientes, por serem conhecidos e terem bastante autoridade, costumam passar mais confiança àquele consumidor que tem algum receio de comprar de um comércio desconhecido.

Americanas, Shoptime e Pontofrio são apenas alguns dos exemplos nos quais o varejista pode investir para garantir mais saídas dos produtos e conquistar novos clientes para o e-commerce.

Variar os tipos de tráfego — orgânico ou pago — é, ainda, outra boa sugestão de como vender mais pela internet. No primeiro caso, é necessário realizar a otimização do site, tática que abordaremos no próximo item. Já no segundo, o gestor investe em divulgação, o que pode ocorrer por meio do Google, para que a loja fique nos primeiros resultados, ou nas redes sociais, com anúncios segmentados.

2. Otimize as páginas para conversão

Para otimizar as páginas para aumentar a conversão, são necessários vários tipos de ações. O SEO é uma tática, a partir do uso de palavras-chave, para que o site possa ser encontrado nos mecanismos de busca. Dessa maneira, quando um usuário procurar por algum produto, encontrará a loja que o vende.

Ter fotos de qualidade é outro ponto que requer atenção. Um consumidor, quando visualiza o item, precisa se certificar de que ele atenderá às suas expectativas. Seguindo a linha de pensamento de deixar o usuário mais confiante com a mercadoria, uma descrição bem-feita é capaz de convencer definitivamente um comprador indeciso.

3. Invista em uma boa plataforma

Contar com uma plataforma robusta e eficiente é fundamental para o aumento das vendas no e-commerce. É importante que ela seja de qualidade, para que não frustre nenhum processo de compra em consequência de falhas no servidor ou da dificuldade em fazer a gestão dos produtos.

Existem diversos fatores que o gestor precisa observar ao adquirir uma. Ela deve permitir certa customização do layout, para que o e-commerce tenha condições de atrair mais consumidores pela identificação que ele proporciona. Facilitar o uso do SEO é um item primordial. Além disso, precisa simplificar o momento de inserir produtos e administrar a classificação deles.

Mais um ponto importante é a velocidade de carregamento, pois a lentidão tende a aumentar a evasão e desistência das compras. Também é relevante dar valor à facilidade de integrações com marketplaces e com outros sistemas necessários para o funcionamento da operação, como ERP, CRM, etc.

4. Faça marketing digital constantemente

Não há como vender mais pela internet se você não investir em marketing digital. Existe uma diversidade grande de estratégias, e cada uma apresenta vantagens específicas. Banners podem ser inseridos em lojas parceiras ou no Google, para que o consumidor saiba de alguma oferta ou novidade.

O remarketing é uma técnica para captar de volta aquele usuário que se interessou pelo seu produto, mas não o adquiriu. Os itens são mostrados novamente, por meio de anúncios que aparecem em outras páginas que ele visita, o que aumenta as chances de ele clicar e ser levado ao site da loja.

Já o marketing de conteúdo é uma técnica de inbound que tem como objetivo educar o consumidor com conteúdos relevantes, a fim de que, no momento em que precisar de um serviço oferecido pela sua marca, ele se lembre de você.

Todavia, independentemente da escolha, não deixe de investir em alguma forma ― ou várias ― de marketing constantemente, ainda que sua loja já conte com um bom tempo de estrada. Afinal, as pessoas tendem a optar por aquilo que está mais acessível para elas, então, você não pode cair no esquecimento.

5. Monitore a jornada do cliente

Analisar o comportamento do consumidor é essencial para o gestor ter insights das estratégias que precisam ser adotadas a fim de levar o visitante à próxima etapa da jornada de compra.

Algumas ferramentas, como o uso de pixel de conversão e a gestão de clientes em um CRM, são capazes de monitorar preferências e ações como:

  • idade;
  • localização geográfica;
  • conteúdos acessados;
  • interação por e-mail;
  • produtos mais buscados no site;
  • tempo de permanência na página.

A intenção é perceber o que mais interessa, descobrir o que faz falta e suprir todas as necessidades, a fim de que os clientes cheguem à etapa do checkout.

6. Ofereça um atendimento impecável

O relacionamento que o consumidor tem com a marca é importante para garantir o engajamento. Esse fato depende, entre outras coisas, da atenção que a loja oferece antes e depois das compras.

É interessante poder contar com vários canais de comunicação, a fim de atender a todo tipo de cliente. Pelas redes sociais, por exemplo, é possível publicar conteúdos e incentivar a interação nas postagens.

No ambiente da plataforma, o gestor pode inserir um chat online, para que o usuário tenha facilidade se precisar tirar uma dúvida ou fazer reclamações. E por falar em insatisfação, nunca deixe de responder a algum comentário desse tipo. Dar importância a isso impacta positivamente a imagem que outros consumidores terão da marca.

7. Analise os produtos mais rentáveis

Em todo comércio, existem aqueles itens que costumam ter grande liquidez e outros que não têm tanta demanda. Fazer a gestão de cada tipo de mercadoria poderá dar ao comerciante maior conhecimento do que vem funcionando.

O princípio de Pareto parte do pressuposto de que 80% do rendimento vem de apenas 20% dos produtos. Classificar os itens na curva ABC ajudará o gestor a saber quais as mercadorias mais rentáveis. Segundo o método, os produtos são divididos da seguinte forma:

  • itens A: existem em menor quantidade, por volta de 20%. No entanto, têm um valor financeiro mais alto, sendo responsáveis por, aproximadamente, 80% do faturamento;
  • itens B: existem em quantidade moderada, 30%, têm valor financeiro médio e são responsáveis por cerca de 15% do faturamento;
  • itens C: existem em maior quantidade, 50%. Ao mesmo tempo, têm um valor financeiro mais baixo e são responsáveis por perto de 5% do faturamento.

A ideia é saber que, apesar de os produtos da categoria C terem mais saída, não dão tanto retorno financeiro à loja. É importante mantê-los, para evitar a ruptura de estoque, porém, ter produtos da classe A é essencial.

Erros comuns que prejudicam as vendas

Para saber como vender mais pela internet, não basta focar naquilo que você precisa fazer, também é importante ter em mente os erros que não devem ser cometidos. Afinal, os clientes são exigentes, e uma pequena falha pode ser suficiente para que desistam da compra ou não retornem à sua loja.

A seguir, listamos alguns erros muito comuns, mas que prejudicam significativamente as vendas em lojas virtuais. Leia com atenção e verifique se você está cometendo algum deles.

Criar descrições insuficientes

Quem vende o produto sabe exatamente como ele é, mas isso não está claro para o cliente, que precisa de uma descrição detalhada e bem-feita para ter maiores detalhes sobre aquilo que ele está pretendendo adquirir. Não se esqueça de que essa pessoa não tem contato direto com a mercadoria e, portanto, precisa de informações.

Um dos erros que você não pode cometer é criar uma descrição insuficiente, com apenas duas ou três linhas que não apresentam tudo aquilo que o consumidor deseja saber. É claro que você não precisa criar um texto muito longo. Na verdade, o ideal é apresentar as características do produto de forma direta, para que fique claro do que se trata.

Não se esqueça de que cada item precisa ter uma descrição única. Sendo assim, de nada adianta copiar e colar. Outra questão importante é o plágio de descrições. Evite copiar de concorrentes, porque esse texto entra na busca do Google e ajuda a ranquear a sua loja.

Usar imagens de baixa qualidade

Descrição e imagem são fundamentais para seu cliente conhecer o seu produto. Sendo assim, você precisa investir em imagens de alta qualidade, pois, como elas representam a mercadoria, precisam ser fiéis.

Mas atenção, pois não se trata apenas de uma boa resolução e cores vivas. O ideal é que as fotografias sejam feitas em ângulos que valorizem o produto e mostrem as dimensões dele e detalhes importantes que podem contribuir com a decisão do consumidor.

Não disponibilizar notas e avaliações

Você também já deve ter tomado uma decisão de compra ou contratação de serviço com base na nota ou opinião de outras pessoas. Afinal, aquele que já teve uma experiência pode dar um feedback mais fiel, e isso pesa muito em lojas virtuais.

Se você quer vender mais, é interessante disponibilizar as notas e avaliações de clientes que já adquiriram seu produto. Dessa forma, as pessoas verão que esse item está sendo comprado e podem ter certeza da qualidade dele, decidindo fazer a conversão.

Dar um suporte ruim

É natural que, enquanto estiver decidindo se finaliza uma compra ou não, o seu cliente tenha dúvidas — e elas precisam ser esclarecidas. Então, um erro que você não pode cometer é oferecer um suporte ruim para essas pessoas que ainda estão indecisas.

O ideal é que, além das notas e avaliações de outros clientes, essas pessoas possam enviar mensagens, como por um chat, ou encontrar informações em uma página de perguntas e respostas. Seja de uma forma ou de outra, é fundamental que o cliente não se sinta sozinho.

Ter um pós-venda falho

Esse costuma ser um erro realmente muito comum de quem deseja saber como vender mais pela internet. Há o objetivo de atrair cada vez mais clientes e ter um grande número de conversões, mas pouco ou nada de preocupação com o pós-venda. Esteja certo de que você não pode querer apenas vender, precisa, também, cuidar do seu público.

Aspectos como dúvidas para usar o produto, devoluções, trocas ou reclamações precisam de um suporte rápido e eficaz. Isso garante a satisfação do cliente, que, mesmo que tenha algum problema com essa compra, poderá voltar a comprar, uma vez que sabe que tem a atenção da loja quando precisa.

Ferramentas e estratégias para aumentar as vendas online

Seguindo as nossas dicas de como vender mais pela internet e evitando os erros que citamos, você provavelmente conseguirá um bom desempenho para sua loja. No entanto, lembre-se de que não deve ficar estacionado, pois, é fundamental estar sempre em busca de novas estratégias.

Mesmo que a sua loja já tenha algum tempo de estrada e um público amplo, é preciso cultivar um relacionamento em que a conquista é constante. Isso significa que você precisa investir em esforços incessantes para continuar aumentando a taxa de conversão.

Afinal, aquilo que você traz de novo não será uma novidade eternamente. Sendo assim, novas ofertas, promoções, ferramentas e estratégias precisam ser adotadas para que a sua loja seja realmente eficaz e atrativa para o público sem parecer que está estacionada no tempo.

Além disso, essas ferramentas e estratégias estarão sempre captando mais clientes, para que você abrace uma fatia de mercado maior, compensando possíveis compradores perdidos pelo caminho. Alguns recursos interessantes são:

  • tráfego pago: anúncios feitos no Google ou redes sociais com o valor predeterminado para que a sua loja fique em destaque;
  • remarketing: já falamos sobre ele, mas não custa relembrar que esse tipo de anúncio desperta ainda mais o interesse do cliente;
  • vídeos e tutoriais: gravar um vídeo para apresentar o seu produto ou fazer um tutorial ensinando como utilizá-lo também agrega valor e ajuda na decisão;
  • e-mail marketing: o envio de e-mail com a sugestão de algum produto, uma promoção ou desconto especial favorece muito as vendas pela internet;
  • certificados e selos de segurança: a segurança é uma preocupação de quem compra pela internet; por isso, exibir os ícones que mostram que seu site é confiável é uma boa estratégia;
  • plataforma responsiva: além de descomplicada, é fundamental que você use uma plataforma que seja acessível e funcional em dispositivos móveis;
  • frete grátis: ofereça a opção de frete grátis para seus clientes em determinados produtos ou em compras a partir de um valor específico;
  • formas de pagamento: diversifique o quanto possível as formas de pagamento, uma vez que cada cliente tem as suas preferências.

Mesmo quando se está no ambiente virtual há algum tempo, não dá para deixar de lado estratégias para obter sucesso. Por isso, coloque em prática essas dicas de como vender mais pela internet, evite erros e inove constantemente para ver o seu rendimento crescer!

natanaeldsouza

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Especialista
Me chamo Natanael de Souza, sou idealizador do blog MarketingMestre e especialista em marketing digital, com foco para marketing de afiliados. Trabalho há mais de 6 anos prestando serviços de marketing em Santa Catarina e conforme verá em alguns exemplos, todos os projetos que realizo alcançam ótimos resultados! Eu moro em SC e ofereço meus serviços de coaching e marketing digital para clientes em todo Brasil.

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