CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Black Friday mobiliza entidades na defesa do consumidor

Black Friday mobiliza entidades na defesa do consumidor

SaleA dois dias da Black Friday (dia de promoções em que as lojas realizam uma série de descontos em produtos) no Brasil, a Fundação de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon-SP) ampliou a lista de sites não recomendados, que totaliza 325 lojas com reclamações registradas no órgão.

Segundo o Procon-SP, as empresas que constam na lista receberam uma notificação e não responderam ou não foram encontradas, impossibilitando as tentativas de intermediação entre as partes.

As principais reclamações contra os sites são por irregularidades na prática do comércio eletrônico, principalmente por falta de entrega do produto adquirido. De acordo com o órgão de defesa, esses fornecedores não são localizados – inclusive pelo rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Receita Federal.

Confira a lista dos sites não recomendados pelo Procon-SP.

Consulta ao CNPJ
Também com o objetivo de proteger o consumidor durante a Black Friday, a Serasa Experian vai permitir que o cidadão consulte gratuitamente o CNPJ de uma empresa com quem pretende fechar negócio.

O VocêConsulta Empresas fornece informações sobre a situação do CNPJ da empresa, razão social, ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, falências e a existência legal da companhia consultada. “É uma ferramenta a mais que o consumidor tem para não cair nas ações dos golpistas”, diz a superintende de Serviços ao Consumidor, Maria Zanforlin.

Para obter o serviço, basta clicar em http://portal.serasaconsumidor.com.br/vce e digitar o CNPJ da empresa que quer consultar. O CNPJ da empresa deve estar no rodapé do site de cada empresa ou nas seções quem somos ou fale conosco. Desde maio deste ano, o decreto federal 7.962/13, que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor, obriga as lojas virtuais a exibirem em suas páginas na internet dados como nome, endereço e CNPJ.

O serviço será gratuito apenas durante o final de semana da Black Friday (entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro).

Com informações do Terra e da Serasa Experian.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae