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Black Friday 2020: ofertas e promoções pontuais como estratégia para vender mais

Black Friday 2020: ofertas e promoções pontuais como estratégia para vender mais

A Black Friday é sempre muito esperada pelos vendedores digitais, e não é à toa. Já há alguns anos consolidada como a data mais importante do e-commerce, em 2019 chegou ao faturamento surpreendente de R$ 3,21 bilhões em dois dias – a sexta-feira em si e o “esquenta Black Friday”, com ofertas a partir de quinta-feira.

Para você que é empreendedor e quer ganhar mais dinheiro na internet, essa é a melhor época do ano!

Foi um crescimento de 24% em número de pedidos na comparação com o ano anterior, segundo informações do relatório Webshoppers. Além disso, 418 mil pessoas aproveitaram as promoções e fizeram suas primeiras compras no comércio on-line. Números surpreendentes.

Este ano, as expectativas estão ainda maiores, principalmente pelo grande crescimento que o e-commerce teve por conta da pandemia da COVID-19. Milhões de pessoas passaram a comprar on-line. Prova disso é que o mês de abril, com as lojas físicas fechadas, registrou um número de pedidos 3,5 vezes maior que o da Black Friday de 2019.

O Fórum E-commerce Brasil, que aconteceu completamente on-line entre os dias 28 e 30 de julho, convidou profissionais da área do e-commerce para falar exatamente sobre esse novo cenário que tem surgido ao redor do mundo com as recomendações de distanciamento social.

E é claro que a Black Friday não fica fora disso. No evento, destacou-se o desejo do consumidor brasileiro de continuar comprando pela internet, principalmente produtos de alto consumo, como Bottox Shake, mesmo quando o acesso a lojas físicas voltar à normalidade, além de experiências diferenciadas com o omnichannel misturando canais on-line e off-line em uma só transação.

Também ficou evidente um novo comportamento do consumidor, que procura ainda mais por itens essenciais – como produtos de higiene e limpeza -, e os impactos da alta do dólar, que podem influenciar diretamente no preços dos produtos, especialmente eletrônicos e os vendidos através de dropshipping.

É um novo mundo, tendências e hábitos diferenciados, milhões de novos consumidores, mais lojas on-line e, é claro, mais concorrência. Como, então, aproveitar a Black Friday 2020 para se destacar e consolidar o seu e-commerce? Contando com Mercado Pago como meio de pagamento do seu e-commerce e com atenção a algumas dicas importantes.

Como Mercado Pago te ajuda a se destacar na Black Friday 2020?

Em nosso meio de pagamento, oferecemos as melhores soluções para que você possa criar uma experiência de compra incrível na sua loja digital. Por isso, juntamos algumas dicas para te ajudar a bombar as vendas na Black Friday 2020 com Mercado Pago.

Guia: Faça o download do guia Black Friday 2020 aqui e garanta mais vendas

1. Experimente a jornada de compra da sua loja

Mais do que nunca, os consumidores, ao escolherem o mundo do comércio eletrônico, estão atrás de boas experiências de compra. E isso pode ser um grande diferencial em uma Black Friday quase que completamente digital. Experimente como é a jornada de compra do seu e-commerce, como funciona cada etapa do processo, desde anúncios e propagandas até o pós-venda.

Atente-se especialmente ao checkout, que pode ser o motivo por que boa parte dos consumidores decidem abandonar uma compra. Nesta parte, comodidade e segurança precisam andar juntas, oferecendo aos clientes as facilidades que eles procuram.

O Checkout Pro é uma solução que cria processos de pagamento mais intuitivos, disponibilizando todas as informações que os compradores precisam e garantindo mais segurança às transações e mais aprovações para o seu e-commerce. Além disso, com ele é possível oferecer métodos de pagamento diversos na sua loja on-line, o que faz toda a diferença para uma boa experiência de compra.

2. Ofereça métodos de pagamento variados

Parte de uma boa experiência de pagamento estão os métodos de pagamento diferenciados. Na verdade, isso pode fazer toda a diferença para que um comprador escolha o seu e-commerce e não qualquer outro na Black Friday 2020. Com Mercado Pago como meio de pagamento da sua loja on-line, as opções são diversas e extremamente atrativas: cartões de crédito – com a opção de uso de dois cartões -, boleto bancário e boleto parcelado, pagamento em casas lotéricas, uso do saldo na conta do Mercado Pago e o cartão virtual da Caixa.

Tudo isso faz com que seu e-commerce possa garantir que o comprador encontre tudo o que gostaria: desde bons produtos até um processo de pagamento satisfatório, que faça com que ele queira voltar.

3. Prepare seu checkout para a Black Friday

Ainda pensando em uma boa experiência e também considerando manter altas taxas de aprovação em pagamentos, há outro ponto extremamente importante em um bom checkout para a Black Friday. Além de garantir transações seguras, é muito importante oferecer no processo de pagamento todas as informações que o comprador precisa ter para preencher corretamente seus dados. Detalhe todas as instruções necessárias para que ele não só saiba como prosseguir, mas também se sinta seguro, como políticas de devolução, formas de contato, valor de frete, entre outros.

Um checkout claro evita desistências em uma das últimas etapas da jornada de compra e é um grande aliado na hora de fidelizar clientes.

4. Experimente o link de pagamento

Não é só das vendas do site que um e-commerce vive na Black Friday. Principalmente agora, que mais consumidores estão chegando e buscando os canais mais diversos para fazer suas comprar digitais. Misturar o on-line e o off-line pode ser um grande diferencial para sua loja e o link de pagamento do Mercado Pago é uma ótima ferramenta para fazer cobranças a distância.

Ele pode ser enviado por qualquer tipo de mensagem de texto, seja WhatsApp ou e-mail, ou, até mesmo, para ser postado em publicações nas redes sociais, levando o comprador diretamente para a página de pagamento – onde ele encontrará todos os outros benefícios de que já falamos acima. Contar com o link de pagamento na sua loja on-line permite compras mais rápidas, investimento no comércio contextual e ainda um uso mais inteligente das redes sociais, criando estratégias omnichannel.

5. Mantenha-se protegido contra chargebacks

A Black Friday é uma data em que todo o e-commerce experimenta um boom nas vendas. Ou seja, todo mundo se preparar para vender mais e ninguém quer ter que lidar com prejuízos. Por isso, é muito importante estar bem preparado também para lidar com os chargebacks, ou contestações de pagamento. Eles podem acontecer por diversos motivos, desde a insatisfação de um comprador com o produto até tentativas de fraude, mas precisam ser bem administrados para não se tornarem dores de cabeça.

O Mercado Pago atualizou sua Política de Proteção ao Vendedor, procurando oferecer ainda mais proteção aos lojistas contra contestações de pagamento. Fique atento às documentações que precisa ter de cada venda para contar essa cobertura para o seu e-commerce.

6. Prepare-se financeiramente

Oferecer descontos exige um bom planejamento financeiro, mas isso vai ainda além na Black Friday 2020. Com a situação da pandemia, o dólar subiu e não tem indícios de voltar a baixar tão cedo, o que impacta diretamente os valores de diversos tipos de produtos – os eletrônicos, por exemplo – e segmentos, como o dropshipping.

Então, aproveite todos os relatórios que o Mercado Pago oferece em seu painel de controle e organize bem as finanças do seu e-commerce. Tenha clareza sobre tudo que entra, tudo que sai, suas margens de lucro. Assim, fica mais fácil ter uma visão mais clara da saúde do seu negócio, para poder oferecer boas promoções sem comprometer seus ganhos.

Você também pode escolher receber pelas suas vendas no mesmo dia em que acontecem, selecionando recebimentos em D+0. Isso possibilita ter dinheiro em caixa para investir em estoque e aproveitar mais suas vendas durante a Black Friday. O melhor é que a taxa para a opção do Dia Zero é de apenas 4,99% para as soluções de pagamentos on-line.

7. Ofereça uma experiência de compra mobile-friendly

Por fim, pensando na multicanalidade e nas estratégias omnichannel, garanta que seu site e seu checkout sejam otimizados para acesso através de smartphones ou tablets. Justamente em novembro de 2019, período da Black Friday, o número de pedidos no m-commerce superou os feitos através do desktop no Brasil. Além disso, de acordo com o relatório Webshoppers 41, realizado pela Ebit | Nielsen, com a pandemia, muitos brasileiros começaram a fazer compras em aplicativos.

Isso mostra que a otimização já é mandatória e faz parte de uma boa experiências nas compras on-line. As soluções de checkout do Mercado Pago estão prontas para serem utilizadas também através de dispositivos móveis, facilitando a vida de quem compra na sua loja digital.

Comece a se preparar para a Black Friday 2020 hoje

Para aproveitar a Black Friday 2020, o segredo é estar preparado. Milhares de novos consumidores estão esperando para conseguir novas ofertas e darem os primeiros passos na data mais importante do e-commerce. No Mercado Pago, nosso objetivo é ajudar você a atrai-los com as melhores soluções e uma experiência de pagamento incrível.

Fonte: https://conteudo.mercadopago.com.br/black-friday-2020-com-mercado-pago-como-se-destacar-na-data-mais-importante-para-o-e-commerce

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Sobre natanaeldsouzaEspecialista

Me chamo Natanael de Souza, sou idealizador do blog MarketingMestre, coach por missão e especialista em marketing digital, com foco para marketing de afiliados. Trabalho há mais de 6 anos prestando serviços de marketing em Santa Catarina e conforme verá em alguns exemplos, todos os projetos que realizo alcançam ótimos resultados! Eu moro em SC e ofereço meus serviços de coaching e marketing digital para clientes em todo Brasil.

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