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Bikeboys – Oportunidade com agência de entregas rápidas

Bikeboys – Oportunidade com agência de entregas rápidas

bike-boy

O mercado consumidor de serviços de entrega rápida é bastante variado, indo desde empresas, bancos, mercadinhos, frutarias, lanchonetes, drogarias e pessoas físicas. Tudo o que pode ser entregue em casa pode ser considerado um mercado consumidor em potencial para uma empresa de bikeboys. Cada aposentado que possui dificuldade em sua locomoção nas ruas, ou precise de um atendimento diferenciado pode utilizar os serviços desses boys de bicicleta, seja para pagar suas contas ou mesmo buscar os alimentos comprados no mercado próximo. Quando associado às farmácias e drogarias ou mesmo lanchonetes, os bikeboys se destacam, pois nem sempre os motoboys possuem interesse nesse ramos de atendimento local devido ao baixo valor do serviço. Segundo informações de Gilberto dos Santos, presidente do Sindimotosp, em reportagem de Rodrigo Bertolotto, o segmento de entregas rápidas por motos movimenta cerca de R$ 100 milhões por ano. Se considerar todo o setor, incluindo vendas de bicicletas e motos, com peças e serviços, estima-se algo em torno de R$ 1 bilhão de reais.Como não há informações consolidadas para o segmento dos bikeboys, os dados acima refletem um grande potencial do mercado consumidor. Dada a diferença de preços aliada às questões ambientais que favorecem os entregadores de bicicletas, haverá uma demanda ainda maior para este tipo de negócio.

Concorrência – Em todos os tipos de negócio o empreendedor deve sempre se preocupar com seus concorrentes diretos e indiretos. No caso de uma empresa de bikeboys, o principal concorrente é o motoboy, profissional que permitiu a mobilidade do antigo officeboy, iniciando os serviços de entregas rápidas por motocicletas. A busca por informações sobre o tamanho do mercado concorrencial não é considerada uma atividade fácil, visto que somente no ano de 2008 a atividade foi regulamentada pelo Ministério do Trabalho por meio da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Conforme dados do Sindimoto apresentados no portal da UOL pela Infomoto, há no país mais de 900 mil profissionais sobre duas rodas. Destes, cerca de 500 mil estão no Estado de São Paulo e 200 mil somente na capital. A estimativa apresentada é de que somente 20% possuem registro na carteira de trabalho, demonstrando o tamanho da informalidade que o setor apresenta. Apesar do quantitativo de motoboys existentes e das facilidades em se adquirir uma moto, o mensageiro de bicicleta possui diferenciais competitivos muito fortes para garantir o seu espaço no mercado, como o custo de operação e da manutenção de uma bicicleta, o valor cobrado pelos serviços (que em geral é 30% mais barato), o tempo da entrega para um raio de até 10 quilômetros e ser um meio de transporte ecologicamente correto por não emitir poluentes no ar. Além das vantagens apresentadas acima, há também um fator positivo para os motoristas, pois os ciclistas não quebram retrovisores e não buzinam como seus concorrentes, sendo este um fator positivo para o apoio da sociedade.

Fornecedor – O mercado fornecedor de insumos para uma empresa de bikeboys já é bastante estabelecido no Brasil. Este é formado por grandes marcas nacionais e importadas que suprem sem dificuldades as demandas por bicicletas, equipamentos de segurança, roupas especiais e acessórios dos mais variados. Assim, o fornecimento de produtos e serviços não será considerado fator competitivo ou determinante para a estruturação do negócio. Contudo, o futuro empreendedor deve estar sempre atualizado aos novos lançamentos, verificando se os novos produtos podem agregar valor ou melhorar as jornadas de trabalho para os profissionais do ramo.

Investimento

O investimento inicial deve ser usado apenas como uma referência, pois diversos fatores, como localização geográfica e outros podem influenciar nos valores estimados.

  • Reformas e adaptação do Imóvel R$ 2.500,00
  • Luminoso + Fachada R$ 800,00
  • Abertura da Empresa R$ 2.000,00
  • Marketing Inicial R$ 1.000,00
  • Bicicletas 12 – R$ 12.000,00
  • Capacetes, luvas e roupas 12 – R$ 6.000,00
  • Mochilas ou cestas 12 – R$ 1.200,00
  • Computador R$ 1.500,00
  • Impressora R$ 500,00
  • Mesas e cadeiras R$ 1.000,00
  • Móveis e utensílios de escritório R$ 1.000,00
  • Software para atendimento e agendamento R$ 300,00
  • Armários para vestiário R$ 850,00
  • Jogos de Ferramentas Genéricas R$ 350,00

TOTAL GERAL R$ 31.000,00

Obtenha mais informações acessando o estudo no Portal do Sebrae.

Confira mais matérias como essa na seção de “Ideias de negócios” aqui no Sebrae Mercados.

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