Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Big Data Analitycs : tudo que você precisa saber sobre

Big Data Analitycs : tudo que você precisa saber sobre

O avanço da internet e o surgimento de novas tecnologias têm causado impactos no tratamento de dados. Isso acontece porque o volume de transações que se realiza atualmente torna inviável que o armazenamento e análise de dados sejam feitos como antes.

Diante disso, o big data analytics surge como uma solução importante que pode ajudar empresas e melhorar a tomada de decisão e tornar seus processos mais assertivos. Para compreender o que é big data e quais seus impactos nos negócios, elaboramos este artigo, continue a leitura e descubra.

O que é Big Data Analytics?

O termo é relativamente novo apesar de a análise de dados em si ser uma prática bastante antiga. Big data analytics se refere a um sistema capaz de extrair e interpretar um grande volume de dados, sendo eles estruturados ou não.

O volume de informações atualmente é muito grande e independente de estar a frente de uma empresa do ramo de tecnologia ou uma que vende painel elétrico industrial, ter fácil acesso a dados confiáveis pode ser determinante para o sucesso.

Através do big data é possível cruzar informações de fontes que sejam relevantes para os negócios da empresa e obter dados importantes sobre o público alvo ou até mesmo do próprio mercado.

Transformações que o big data possibilita

Informação é um ativo importante no mundo dos negócios e a implementação de big data nas empresas pode significar importantes transformações que vão além de aumentar o volume de vendas de detergente concentrado, por exemplo.

Comunicação assertiva

Com a análise de grandes volumes de informação é possível elaborar campanhas de anúncios mais assertivas e que vão converter em mais vendas, mas além disso, as informações geradas podem demonstrar que o mercado está deixando de atender uma importante parcela de consumidores.

Oportunidades de negócio e análise de mercado

Ao conseguir perceber detalhes como estes no mercado, abrem-se possibilidades importantes de reposicionamento de marca ou então a criação de novos produtos que atendam uma demanda que não está sendo suprida no momento.

Além disso, com o big data, é possível identificar com certa antecedência padrões que podem indicar os primeiros sinais de uma crise, por exemplo, com base em padrões históricos. Dessa forma é possível acionar mecanismos de contingência antes mesmo de que as coisas comecem a ficar difíceis.

Redução de custos

Através da análise de dados é possível identificar dentro da operação da empresa oportunidades de redução de custo, como por exemplo alteração no processo de produção de fios e cabos elétricos que resulte em um melhor aproveitamento de matéria prima e recursos como energia.

Produtividade

Certamente a produtividade é um dos fatores mais impactados pela utilização de big data analytics, isso porque, dados que poderiam consumir horas ou até mesmo dias para serem processados, são feitos em tempo reduzido pela tecnologia.

Isso permite que gestores tomem decisões baseadas em dados concretos de forma muito mais rápida. Além de permitir que se tenha uma visão ampla e basicamente em tempo real da operação da empresa.

Informação é um item muito valioso no mundo atual e contar com tecnologias que permitam processar grandes volumes de dados de forma precisa pode ser o grande diferencial que colocará sua empresa em evidência.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados