No último dia 06 de março, o Banco Central publicou dois documentos que tratam especificamente sobre o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).
O primeiro, a Circular nº 3.700, explica detalhadamente sobre a apuração e o recolhimento das contribuições das instituições associadas ao Fundo. Já o segundo documento, a Carta Circular nº 3.636, divulga os títulos e subtítulos do Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (Cosif), usados como base de cálculo das contribuições ordinárias das instituições associadas ao FGCoop.
A partir da publicação dos normativos, fica estabelecida a obrigatoriedade de as instituições financeiras associadas ao FGCoop apurarem os valores das contribuições mensais ordinárias com base nos saldos de determinadas contas Cosif no último dia de cada mês, de encaminharem o respectivo demonstrativo de cálculo ao FGCoop até o dia 20 do mês seguinte e de efetuarem o recolhimento até o dia 25, também do mês subsequente. O primeiro recolhimento deverá ser efetuado em abril de 2014, com base no saldo apurado em 31 de março.
Para mais detalhes, acesse a íntegra dos documentos: Circular nº 3.700 e Carta Circular nº 3.636.