CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Barreiras dos Estados Unidos às importações – Pt. 2

Barreiras dos Estados Unidos às importações – Pt. 2

Conheça as barreiras não tarifárias, os produtos proibidos para importação e outras formas de impedir a entrada mercadorias usadas pelo governo norte-americano

precaucaoAs barreiras não-tarifárias tem o objetivo de proteger a economia e a segurança do país que as aplica, bem como a saúde dos seus consumidores e o meio ambiente.

Essas restrições e proibições são estabelecidas por meio de leis e regulamentos administrados por órgãos governamentais, que podem:

– Proibir a entrada de determinadas mercadorias;

– Limitar a entrada a alguns portos;

– Requisitar certificações;

– Estabelecer a necessidade de licenciamentos.

A liberação da importação só será realizada quando as condições estabelecidas forem atendidas.

Produtos proibidos

Entre os produtos cuja importação é proibida destacam-se derivados de mamíferos marinhos, camarões e atuns provenientes de países que não estejam em conformidade com as leis ambientais norte-americanas. Além disso, é vetada a entrada de:

– Narcóticos e drogas;

– Produtos produzidos de forma a violar os direitos de propriedade intelectual;

– Mercadorias que tenham relação com grupos terroristas e trabalho escravo.

Certificações

Também podem dificultar e retardar a exportação os padrões e certificações específicas. A lã, produtos de pele de animal e bebidas alcoólicas estão sujeitos a este tipo de barreira não-tarifária.

Alguns produtos devem atender às exigências do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e da Food and Drug Administration (inspeções para animais vivos, plantas, inseticidas, alimentos, bebidas, drogas e cosméticos).

Licenciamento

O licenciamento é exigido para produtos como peixes, plantas, animais, medicamentos, bebidas alcoólicas, tabaco, armas de fogo, explosivos, entre outros. Por exemplo, todas as plantas (frutas e vegetais), animais e produtos de origem animal estão sujeitos a medidas sanitárias e fitossanitárias, e por isso passam por procedimento especifico para poder entrar em território norte-americano.

Entre as mercadorias sujeitas a licenciamento de importação compulsório, encontram-se armas e munições e produtos provenientes de países como Cuba, Irã, Mianmar, Coreia do Norte e Sudão.

Anti-dumping e compensação

Os  Estados Unidos dispõem de diversas maneiras de proteger sua indústria nacional de importações consideradas desleais. As principais medidas são o antidumping e as compensatórias. A retaliação é aplicada quando ocorre alguma violação aos acordos de comércio ou a qualquer prática injustificável de comércio, e seu efeito deve ser equivalente ao valor correspondente aos danos sofridos pelos Estados Unidos.

Medidas antidumping consistem em um importante instrumento de política comercial nos USA. A legislação norte-americana determina que, se qualquer mercadoria estrangeira estiver sendo vendida nos EUA por valor inferior ao de mercado, é aplicado “direitos antidumping” iguais à diferença entre o preço de mercado ou preço “constituído” e o preço de compra ou exportação.

Já os direitos compensatórios se referem a sobretaxas impostas pelo governo norte-americano na importação de mercadorias que recebem subsídios do governo do país de origem e cuja internação nos USA é considerada nociva a sua indústria nacional. Neste caso, uma tarifa compensatória idêntica à margem de subsídio é estabelecida.

Fonte: Como Exportar – Estados Unidos. MRE. 2012. // Estados Unidos – Perfil e Oportunidades Comerciais. Apex Brasil. 2011.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga