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Aumente a visibilidade da sua marca com o marketing cultural

Aumente a visibilidade da sua marca com o marketing cultural

Aumente a visibilidade da sua marca com o marketing cultural

O marketing cultural apresenta diversas estratégias utilizadas pelas empresas para que, por meio de patrocínios a projetos culturais, agreguem valor às suas marcas. Esta modalidade apresenta novas possibilidades ao marketing tradicional e é uma vertente do marketing institucional das empresas.

Grandes empresas são adeptas dessa prática, mas os pequenos negócios também podem se beneficiar “apadrinhando” eventos e projetos culturais para associar suas marcas e ganhar visibilidade.

Tudo que uma empresa faz no mercado conta pontos, negativa ou positivamente. Associar-se à cultura e promover a inclusão de pessoas e instituições num mercado que só cresce a cada dia é também uma forma de sustentar a imagem institucional. Os resultados do marketing cultural não podem ser medidos como nas formas tradicionais de marketing. Entretanto podem ser mensurados pelo retorno com mídia espontânea.

O marketing cultural precisa considerar todas as etapas do Ciclo da Produção Cultural: a inspiração que se transforma em ideia, a ideia que é planejada e vira um projeto, o projeto que passa por uma estratégia de marketing para chegar ao mercado, a negociação até o contrato, a produção (equipe, capacidade de realização, melhor época de realização, local, etc) e o planejamento da mídia, para chegar ao público que deseja atingir, cujo perfil deve ser conhecido antecipadamente e com a máxima clareza.

Geralmente as empresas de grande porte tem processos e etapas bem definidas para selecionar projetos culturais de empresas terceiras e investir nos mesmos. Outra oportunidade é que muitos desses projetos culturais podem apresentar benefícios fiscais para as empresas apoiadoras. Empresas de menor porte também podem investir sua verba de marketing cultural em conjunto com outras em um mesmo projeto cultural.

O Sebrae traz 50 dicas de marketing cultural para ajudar o empreendedor a engajar sua marca com eventos e projetos culturais.

Vale a pena conferir e se favorecer dessa forma de marketing que, a médio e longo prazo, pode trazer muito valor e boa imagem para sua empresa.

Acesse aqui 50 dicas de marketing cultural do Sebrae.

Acompanhe mais matérias como essa no site do Sebrae Mercados.

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