CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Associativismo: aumente suas oportunidades de negócio

Associativismo: aumente suas oportunidades de negócio

082

A cooperação entre as empresas é uma forma de torná-las mais competitivas em um mercado muito disputado. Por meio de parcerias, é possível fortalecer o poder de compras, compartilhar recursos, combinar competências, dividir o ônus de realizar pesquisas tecnológicas, partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades e oferecer produtos com qualidade superior e diversificada.

Associação é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados. Ou seja, é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses.

Como formar uma associação?

Em uma associação não existe remuneração para seus dirigentes nem distribuição de sobras entre seus associados. O que as mantêm são as contribuições dos sócios ou a cobrança pelos serviços prestados, contratos e acordos firmados, doações, etc.

O processo para formar uma associação ocorre com as seguintes etapas:

  • Reunir pessoas com objetivos comuns;
  • Reunir o grupo para um processo de sensibilização e análise do processo de criação da associação;
  • Elaborar e discutir o projeto de Estatuto Social;
  • Fazer a convocação, por edital, da assembleia geral para a criação da associação;
  • Realizar a assembleia geral para a criação da Associação;
  • Antes de iniciar os trabalhos, a mesa diretora da assembleia geral deve ser eleita. Ela será constituída por membros presentes, tendo um presidente e um secretário;
  • Após a abertura da assembleia, ler o projeto de Estatuto Social da empresa e colocá-lo em discussão entre os presentes para possíveis modificações e aprovação;
  • Concluída a assembleia geral, é preciso lavrar a ata, que relata todos os fatos ocorridos, em livro próprio. O documento deve ser assinado por todos os presentes.

 

O Sebrae incentiva a criação de associações e cooperativas para que as pequenas empresas busquem meios de valorizar e escoar seus produtos por meio do acesso a um mercado justo e solidário, como forma de aumentar a geração de emprego e renda para a comunidade e garantir a sua sustentabilidade.

Mais informações sobre o assunto podem ser encontradas em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/tipoconteudo/cooperacao?codTema=1

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae