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As Tendências do Varejo Global: Destaques da NRF 2011

Fabianni Melo e Raissa Rossiter

Com um mercado consumidor emergente e um futuro cheio de oportunidades, as empresas brasileiras de varejo possuem o desafio de inovar permanentemente e se adaptar às tendências que vão se consolidando no cenário global. É o que sinalizam as palestras de especialistas que conferiram as novidades da Convenção NRF 2011 – National Retail Federation.
Destacamos três grandes tendências no varejo global.
1. Varejo Multicanal – a evolução do varejo com o multicanal, destacando que o cliente é um só, se utiliza dos vários canais para fortalecer a marca. Mobilidade e redes sociais emergem como ferramentas complementares. A integração dos canais digitais e a entrada do mundo móvel e das redes sociais, no varejo, se dão por diversos meios como: cupons gerados com código no celular que podem ser resgatados em qualquer loja; cartão presente via código bidimensional e via celular, com o mesmo esquema de resgate; possibilidade de consulta de estoque da loja física; saber em qual loja, mais próxima, o cliente encontra o produto; possibilidade de compra via celular e retirada do produto na loja física ou opção por receber a entrega em casa. Os canais precisam interagir e o tráfego recíproco fortalece e estreita a relação com a marca.
2. Sustentabilidade – em evidência a transparência e informação das empresas quanto ao impacto ambiental do produto comercializado para que o cliente decida o que ele prefere levar. Mas, atenção, o consumidor não está disposto a pagar mais para obter um produto ou serviço sustentável e, mais ainda, quando não encontra, de forma clara, esta informação.
3. Inovação e Experiência – como manter a loja física atraente, relevante para ser considerada pelo consumidor? É importante o investimento na loja física para ofertar ao cliente novas experiências, estímulo, sensações e sonhos, mantendo muita emoção na relação com o cliente. Outra dica é transformar os produtos básicos em objeto de desejo a partir da forma de exposição em busca do estímulo do prazer e, conseqüentemente, a conquista o cliente. Customização e personalização de produtos: esta é a experiência que a Disney oferece aos clientes em suas lojas. Nelas, é possível montar seu produto com a opção de colocar aroma e outros acessórios. A partir daí, o consumidor terá a lembrança da boa experiência vivida no ambiente da loja física, o que o motivará a divulgar o fato e a voltar ao PDV.
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