CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

As Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (SCM) estão à procura de clientes!!!!

As Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (SCM) estão à procura de clientes!!!!

Você conhece alguma Instituição de Microfinanças (IMF) que seja uma Sociedade de Crédito ao Microempreendedor?
Independentemente de sua resposta, vejamos…
As Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (SCM) “são instituições autorizadas a funcionar e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil que têm como objeto social exclusivo a concessão de financiamentos a pessoa físicas, a microempresas e a empresas de pequeno porte, com vistas à viabilização de empreendimentos de natureza profissional, comercial ou industrial”… É algo similar a micro instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Bacen, exclusivamente para o atendimento de pequenos negócios!!!

Pois bem, no dia 03 de março último representantes da Associação Brasileira das Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (ABSCM) estiveram reunidos com o quadro técnico da UASF para discutir e debater os problemas conjunturais e econômicos que afetam as SCM e suas relações com as demandas por acesso a serviços financeiros das MPE, assim como, e principalmente, buscar a viabilização de parceria que possa estabelecer diretrizes de orientação e políticas que norteiem a atuação conjunta de seus associados com o Sistema SEBRAE, no tema acesso a serviços financeiros.

Hoje com pouca visibilidade em relação às ONG/OSCIPS e demais programas de microfinanças, as SCM têm buscado atender ao segmento de pequenos negócios de forma diferenciada e mais adequada à realidade de crédito atual. O certo é que há mercado para as SCM e o ambiente é bom, uma vez que o grau de alavancagem é baixo (um para um), tanto em comparação à media do Sistema Financeiro Nacional, quando e principalmente à media de alavancagem internacional (olha a crise!!!). Obviamente, mantidas as devidas proporções, níveis de risco e tipo de clientes, a verdade é que as SCM estão à procura de clientes, segundo informações do presidente da ABSCM , Jacy Nogueira.

Dados preliminares sobre a oferta de microcréditos tendo como base o quadro da ABSCM, demonstram que o segmento é composto por 37 associados, hoje com alta concentração das regiões sudeste e sul (98% juntas) e cuja carteira ativa total está em torno de R$ 77 milhões. O valor da carteira ativa cresceu 24% entre dez./07 e nov./08, sendo 8% no primeiro semestre de 2008 e 15% entre junho e dezembro do mesmo ano. Já o valor médio da carteira cresceu 50% (!), conseqüência tanto de maior aporte de capital, como maior eficiência de algumas SCM associadas, reflexo de alterações recentes e positivas nas normas emanadas pelo regulador (Bacen).

De prático fica a leitura de que há maior oferta de microcrédito num contexto de aumento de demandas por recursos, advindos, principalmente, do maior nível de exigências pelo sistema financeiro tradicional.

Novamente é necessário que a inovação esteja presente neste momento de crise. O que para uns é sinônimo de problemas é para outros oportunidade, fazendo com que a demanda por microcrédito advindo de pequenos negócios cujas finanças estejam organizadas, sejam uma grande oportunidade para as SCM aumentar com eficiência e eficácia o tamanho de suas carteiras de empréstimos.

Por fim, fica o recado de que vale a pena conferir a realidade de atendimento das SCM, tendo no portal http://www.abscm.com.br/ um conjunto de informações sobre o tema. Abraços e até a próxima!!!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae