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As principais estratégias de marketing B2B

As principais estratégias de marketing B2B

Em um mercado que é cada vez mais competitivo, boas estratégias de marketing são extremamente importantes para empresas que querem divulgar mais a sua marca e conquistar mais espaço no mercado.

Mas o fato é que quando o público-alvo se refere a outras empresas, o marketing B2B precisa apresentar estratégias ainda mais assertivas para alcançar os resultados desejados.

Até porque no setor business-to-business (B2B), ou de empresa para empresa em tradução livre, não existe um ponto de venda como no B2C (empresa para consumidor), mas sim relacionamento e valor agregado.

Imagine uma empresa de balança antropométrica, por exemplo. Se ela está realizando uma operação comercial com outra empresa, para que a venda dê certo, é necessário agregar valor e relacionamento.

Por isso, o processo de compra e venda acaba se tornando mais complexo, demorado e racional, pois vai muito além de envolver produtos e serviços com preços mais altos, existem outros agentes que vão influenciar na tomada de decisão.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te mostrar algumas estratégias de marketing B2B. Vamos lá?

Conceitos do marketing B2B

Para ficar mais fácil de entender o conceito do marketing B2B, vamos levar em conta uma empresa de bisnaga de plástico.

Por mais que pareça que é a mesma coisa, a estratégia voltada para o ramo B2B acaba tendo algumas singularidades, visto que tem empresas nas duas pontas, tanto como vendedor quanto comprador.

O primeiro conceito importante é a geração de leads (potenciais clientes) qualificados para a equipe de vendas.

Fazendo isso, a equipe conseguirá traçar estratégias muito mais assertivas com esses leads, a fim de realizar mais conversões com a ajuda do marketing industrial.

Além disso, o acompanhamento do consumidor até a etapa pós-venda é extremamente importante. 

No marketing para B2B, acompanhar o processo de venda e até mesmo a entrega no prazo correto é essencial, pois só assim o cliente voltará a comprar.

Veja agora algumas estratégias de marketing B2B que você aplicar na sua empresa:

E-mail marketing

Enviar e-mail marketing é uma estratégia que nutre alto potencial de desenvolvimento de relacionamento com clientes, graças a distribuição de conteúdos informativos e relevantes.

 

Imagina uma empresa de elevador de carga. É importante que ela crie relacionamento com seus clientes, enviando e-mails com dicas de cuidado com o equipamento, como fazer com que eles funcionem melhor, entre outras dicas.

 

Dessa forma, além de criar um relacionamento, ela começa a se tornar uma referência dentro do mercado onde atua.

 

Uma dica para potencializar os resultados dessa estratégia é a automação dos e-mails, bem como a personalização do envio para grupos específicos e devidamente segmentados de acordo com a fase em que estão no funil de vendas. 

Esteja focado na experiência do cliente

Embora muitas empresas ainda não estejam tão focadas nisso, é muito importante que a sua empresa esteja atenta à experiência que está proporcionando para o seu cliente.

 

Assim, você conseguirá muito mais resultados, pois você irá se manter perto do seu cliente e ao mesmo tempo proporcionar uma experiência única para ele.

Inbound marketing

O inbound marketing tem como finalidade a atração do público com a publicação e distribuição de conteúdos relevantes para ele.

 

Essa é uma tática de alta performance se levarmos em conta que através da geração de conteúdo de valor para o cliente, para que ele comece a enxergar a sua marca como autoridade. 

 

E aí, está pronto para ativar essas estratégias e maximizar os resultados da sua indústria? Deixe aqui nos comentários a sua experiência.

 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

 

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