Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

As principais causas de acidente de trabalho

As principais causas de acidente de trabalho

As principais causas de acidente de trabalho

A prevenção de acidentes de trabalho deve ser um das grandes preocupações das empresas, pois, além de causar prejuízos em termos de produtividade, já que causa afastamentos, há também outros como multas e diminuição da credibilidade frente a públicos estratégicos, como:

  • Colaboradores;
  • Fornecedores;
  • Investidores;
  • Acionistas.

Para a prevenção de acidentes, como de choques e quedas, as empresas podem investir em estruturas metálicas, que são uma forma de garantir uma melhor qualidade de sustentação para a proteção de todos. Porém, as causas de acidentes não envolvem apenas a construção do local, existem outras causas que você vai ver a seguir. Continue a leitura.

O que configura um acidente de trabalho?

Segundo a lei que rege sobre Saúde e Segurança do Trabalho, o acidente de trabalho é configurado quando acontece uma situação ocorrida ao trabalhador em exercício de alguma atividade para a empresa, que cause alguma lesão corporal, problemas funcionais, diminuição ou perda da capacidade laboral e morte.

Um exemplo de perda de capacidade laboral é um profissional que  realiza processos repetitivos e adquire LER (lesão por esforço repetitivo), muito comum em linhas de produção. Por isso, a importância das empresas investirem em automação.

4 principais causas de acidentes no ambiente de trabalho

  1. Falta de EPIs: a ausência de EPIs, equipamentos de proteção individual, como capacetes, luvas, botas e outros dispositivos, são um dos motivos que levam a acidentes de trabalho como lesões, decorrentes de queda durante o manuseio de peças que podem ser um compressor de ar industrial, motores, tubos, entre outros, comuns em processos de manutenção industrial.
  2. Inadequação luminária: a luminosidade irregular é outra causa de acidente que pode provocar quedas e outras situações de risco físico ao trabalhador.
  3. Falta de ergonomia: cadeiras, mesas e outros mobiliários, devem seguir todas as recomendações. A não observância é uma das causas de problemas ortopédicos, como dores na coluna.
  4. Ausência de treinamento quanto ao uso de maquinários: equipamentos pesados que envolvem risco quando não manuseados adequadamente,  como é o caso de uma embaladora filme pvc.

Principais normas de segurança do trabalho

Para conter riscos de acidente de trabalho, o Ministério do Trabalho e Previdência criou normas, conhecidas como NRs. Veja algumas das mais relevantes:

  • Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: conhecida pela sigla CIPA, o estabelecimento da comissão da qual participam voluntariamente funcionários, é uma das mais importantes NRs sobre prevenção de acidentes.
  • Programa de Controle Médico de Saúde Operacional, o PCMSO prevê o desenvolvimento de estratégias que possam preservar com eficiência a saúde do trabalhador, tanto quanto a acidentes quanto ao surgimento de doenças ocupacionais.
  • Inspeção Prévia: É uma vistoria feita por órgão regulamentador que analisa as dependências da empresa para aprovar se ela está adequada em relação às diretrizes de prevenção contra acidentes.
  • Programa de Prevenção de Riscos Ambientais: ligado às atividades da CIPA, o programa tem a finalidade de detectar os pontos de risco no ambiente da empresa  e tomar ações para reduzi-los 

Com essas informações, chegamos ao fim do nosso artigo sobre as principais causas de acidentes de trabalho. Se gostou compartilhe nas suas redes.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados