CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

As Microempresas e as Microfinanças no Foromic 2009 – Arequipa / Peru.

As Microempresas e as Microfinanças no Foromic 2009 – Arequipa / Peru.

O XII Foro Interamericano de Microempresas, o FOROMIC 2009, foi realizado neste ano em Arequipa / Peru, tendo como pano de fundo uma cidade com aproximadamente 1.200 mil habitantes, numa economia crescente e deslumbrantes paisagens naturais.

Realizado no tradicional formato de sessões plenárias e diversos painéis simultâneos, é inegável a importância do evento, que tem crescente participação de pesquisadores, consultores, investidores, especialistas e atores relacinados ao tema, todos direta ou indiretamente comprometidos com o desenvolvimento e implantação de programas e projetos relacionados a Microfinanças e Microempresas.

Em que pese ser um ambiente próprio para discussões em torno do tema Microempresa, o assunto que dominou a grande maioria dos painéis foi Microfinanças.

Neste contexto também se discutiram ações relacionadas á inclusão financeira, tanto por parte de importantes atores peruanos, como também especialistas de diversos países e continentes.

O Brasil se fez representar por intermédio do envio de diversos representantes, com destaque para o Banco Central do Brasil, FGV, Instituições de Microfinanças (IMF), Cooperativas de Crédito / Credimalhas (MG) e Sistema SEBRAE – que neste ano contou com a presença de mais de 50 participantes.

A participação do SEBRAE deu-se por intermédio da realização de reuniões com potenciais investidores, especialistas, consultores e representantes de instituições similares ao Sistema SEBRAE (contando, inclusive, com Stand e salas de reuniões próprias) e principalmente por intermédio da realização de painel sobre o Papel dos Bancos Públicos no Financiamento das Micro e Pequenas Empresas, moderado pelo diretor de administração e finanças, Sr. Carlos Alberto dos Santos, tendo como debatedores um representante brasileiro, Sr. Zaqueu Soares Ribeiro – CAIXA e dois estrangeiros, Sr. Pedro Villabón do BANCOLDEX (Colômbia) e Sr. Daniel Zarate do COFIDE (Peru).

Com a presença de aproximadamente 150 participantes o painel destacou a importância de instituições públicas no financiamento das MPE diante da recente crise financeira. No caso do Brasil, por exemplo, discutiu-se a diminuição da participação dos bancos privados no mercado de credito, que foi compensado pelo maior oferta de crédito, e simultaneamente, redução das taxas de juros por parte dos bancos públicos, durante a crise em voga.

De forma geral o painel foi um sucesso! Na opinião dos participantes – e minha, conseguiu atingir de forma abrangente o seu objetivo, com destaque para discussões em torno do comportamento dos Bancos Públicos em meio a crise e à necessidade contínua de financiamento ao segmento das MPE, vis a vis as criticas sobre ineficiência e politização, alvo de especulações passadas.

Parabéns ao BID e demais envolvidos na organização do FOROMIC 2009, dado a complementaridade dos assuntos tratados, a profundidade das discussões, os avanços tecnológicos e sociais apresentados e principalmente o acolhimento coloroso do povo peruano, em especial os Arequipenhos.

Até a próxima! JS

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga