CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Artesanato: nossas cores em destaque durante a Copa

Artesanato: nossas cores em destaque durante a Copa

ArtesanatoCom a realização de grandes eventos esportivos no país, o nacionalismo se torna evidente e as cores de nossa bandeira contagiam multidões. A moda verde-amarelo é bem-recebida por estrangeiros e promete se tornar uma verdadeira coqueluche durante a Copa do Mundo da Fifa 2014. Com isso, ótimas oportunidades de negócio também vão surgir para os pequenos negócios que investirem em artesanato com foco no mundial de futebol.

As possibilidades serão diversas tanto para quem atua com artesanato para artigos de moda quanto para quem trabalha com artesanato para artigos decorativos e utilitários e também artesanato para suvenires.

Mercado
A moda brasileira, reconhecida e badalada pela explosão de cores fortes e criatividade, deve ser presença obrigatória no look de turistas nacionais e estrangeiros que, inflamados pelo espírito das grandes competições esportivas programadas para o país, deverão desfilar em grande estilo nossos traços de brasilidade e tropicalismo.

Peças customizadas, que integrem diferentes conceitos e que assegurem um novo visual com praticidade e elegância, deverão estar em evidência. Trata-se de um atrativo a mais para quem precisa de espaço numa mala repleta de adereços e lembranças do Brasil.

Produtos com apelo sustentável e materiais alternativos são habitualmente bem-recebidos por estrangeiros, que valorizam esses conceitos, predispondo-se inclusive ao pagamento de preços mais altos por essas coleções.

O segmento de brindes corporativos, que também se estende a artigos de moda, como bonés, viseiras, camisetas, acessórios e outros artigos de confecção, deve sofrer forte expansão com o advento da Copa do Mundo da Fifa 2014. Estar atento a demandas explícitas e tácitas significa buscar um posicionamento estratégico nesse promissor mercado.

Produtos sustentáveis
Por definição, um produto classificado como sustentável deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Essa equação, porém, é complexa e, muitas vezes, leva em conta aspectos de difícil caracterização que devem atender a requisitos e elementos de avaliação, entre os quais se citam:

  • Produção limpa ou de natureza ecológica;
  • Valorização de técnicas ou ofícios em processo de extinção;
  • Incorporação de alto grau de materiais reciclados nos processos de produção;
  • Neutralização ou compensação do gases de efeito estufa gerados nos processos de produção e transporte;
  • Descarte adequado de resíduos de produção;
  • Matérias-primas de origem orgânica;
  • Adoção de práticas de comércio justo;
  • Baixa demanda energética nos processos de produção e transporte; e
  • Alto potencial para reciclagem e uso mínimo de embalagens.

Para saber mais sobre oportunidades que serão geradas em virtude da realização do Mundial da Fifa no Brasil, acesse o site do projeto Sebrae 2014.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae