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Artefatos de Cimento: expectativas e iniciativas do setor para 2014

Artefatos de Cimento: expectativas e iniciativas do setor para 2014

Blocos Concreto_Central

A perspectiva do segmento produtivo de blocos e pisos de concreto é de crescimento das atividades no primeiro semestre 2014. A expectativa do mercado é que os principais compradores sejam assim segmentados:

  • 34% do setor imobiliário;
  • 29% das obras de infraestrutura;
  • 27% do Programa Minha Casa, Minha Vida;

Os dados são oriundos de pesquisa realizada pela BlocoBrasil (Associação Brasileira de Blocos de Concreto) junto às empresas do setor.

Entre os empresários que apostam no aumento da demanda, as soluções previstas para suprir a elevação dos negócios são:

  • Adotar medidas para o aumento de produtividade (29,4%);
  • Aquisição de novos equipamentos (41,4%);
  • Elevar a automatização das fábricas (38%).

Treinamento especializado aos funcionários também estão incluídas nas iniciativas.

Convive neste cenário, uma parcela de fabricantes que acredita na diminuição das atividades. Esses pretendem reduzir tanto o número de funcionários (58%) quanto o número de turnos de trabalho (32%).

Embora a pesquisa não cite claramente as ações orientadas para a questão da sustentabilidade no setor, é importante destacar que os fabricantes de blocos de concreto brasileiros, integrantes da BlocoBrasil, estão comprometidos com um projeto pioneiro que permite às indústrias aferirem seus índices de eficiência nos processos produtivos, visando a  avaliação de parâmetros essenciais sobre a sustentabilidade na fabricação.

O projeto, denominado Avaliação de Ciclo de Vida Modular (ACV-m) de blocos e pavimentos intertravados de concreto, teve início no primeiro trimestre de 2013 e está sendo desenvolvido pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), apoiado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e pela BlocoBrasil.

Conheça mais sobre a pesquisa e o projeto da BlocoBrasil, nos links a seguir:

Leia também o artigo Artefatos de Cimento: Investimentos e Gestão gerando aumento do faturamento que conta a história de um grupo de empresários de Minas Gerais que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Empresarial do SEBRAE e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

 

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