CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Artefatos de Cimento: Investimentos e Gestão gerando aumento do faturamento

Artefatos de Cimento: Investimentos e Gestão gerando aumento do faturamento

Blocos Concreto_ 1 Central

Foi realizando uma combinação bem-sucedida de investimentos e gestão que, em Minas Gerais, um grupo de 11 empresas fabricantes de artefatos de concreto (pavimentação e alvenaria), conseguiu aumentar o seu faturamento.

Essas pequenas indústrias aderiram ao Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE) – uma parceria entre o SEBRAE e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) – e participaram de capacitações gerenciais e técnicas, de consultorias individuais, além de módulos direcionados ao planejamento estratégico, à análise e controle e ao marketing e redução de custos, com base nos pilares competitividade, finanças, qualidade e produtividade.

Os resultados positivos do PDE foram mensurados em março de 2013, quando uma pesquisa coordenada pelo SEBRAE Minas e pela Fundação Guimarães Rosa, envolveu as 11 empresas participantes do primeiro módulo do programa. Foram entrevistados colaboradores e gestores de cada fábrica, com o objetivo de avaliar o desempenho e a performance com base em metas previamente estabelecidas.

Em termos de evolução da produtividade total 81,8% das fábricas avaliadas aumentaram seus índices. Os principais fatores que levaram a esse crescimento foram otimização da gestão, administração e mão de obra, modificação/duplicação dos sistemas de produção, qualidade dos produtos ofertados e treinamento de pessoal. Acesse a Revista Ponto a Ponto (link abaixo) e saiba um pouco mais sobre a aplicação do PDE nessas empresas mineiras.

O PDE para artefatos de concreto está buscando abrangência nacional. O Programa foi uma solução encontrada pela ABCP ao constatar que havia um círculo vicioso entre os pequenos fabricantes de blocos de concreto e os construtores que impedia a concretização de negócios.

Mas, a disseminação dos critérios de fabricação definidos no selo de qualidade da ABCP possibilitou a quebra de paradigmas relacionados a questões como qualidade, produtividade e sustentabilidade e, atualmente, gera oportunidades para pequenas indústrias instaladas em em todo o país.

No inicio do Programa, em 2006, 36% dos fabricantes atendiam integralmente as exigências do selo. Hoje, são 67% que as atendem e a expectativa é de que até 2016 todos os pequenos e médios fabricantes do país sejam atendidos. Veja depoimentos de empresários que participam do PDE podem ser conhecidos: http://www.pdebrasil.com.br/depoimentos.asp

 

Conteúdo Relacionado

Acesse também mais conteúdo relacionado ao tema nestes links:

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga