Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Aprenda como usar as cores para valorizar a beleza natural das clientes

Aprenda como usar as cores para valorizar a beleza natural das clientes

Valorizar a beleza natural das clientes, fazendo sempre maquiagens impecáveis é um dos segredo para fidelizar a clientela. Todas querem se ver bonitas.

Para quem trabalha na área de beleza, ser reconhecida como profissional que sempre acerta na maquiagem e nos cabelos é importante, traz credibilidade. Mas, como acertar sempre?

Comece sabendo que acertar as cores corretas para cada pessoa não é só intuição. Existe um método de análise do tipo de pele que mostra que cada pessoa nasceu com uma característica determinada, ela pode ter por exemplo, a pele quente, fria ou neutra. E que cada uma delas combina ou não com as cores que nos cercam. Mas como isso pode ser usado no dia a dia? Em tudo o que usamos, como maquiagem, roupas, acessórios e também nos cabelos. Então, sabendo disso, é possível, sim, acertar sempre!

Como saber?

O método mencionado é chamado Método Sazonal Expandido, que leva em consideração o efeito que a iluminação provoca na natureza nas quatro estações do ano. 

Na pele, esse método leva em consideração características de nascença como temperatura, contraste, intensidade e profundidade, que vão influenciar o resultado final. 

>> Temperatura: é o que mostra se a pele é quente, fria ou neutra

>> Contraste:  o contraste de pele é o contraste que há entre a cor da pele e a cor dos cabelos, olhos, sobrancelhas e boca.

>> Intensidade: característica que se refere ao conjunto de cores mais intensas ou brilhantes e suaves ou opacas. A cor é mais intensa quando ela é viva, pura, pigmentada e mais suave quando é misturada ao marrom ou ao cinza. 

>> Profundidade: é a relação entre os tons claros ou escuros na pele, olhos e cabelos. Não significa apenas ser negra, branca, parda, oriental. 

Assista ao vídeo da consultora Crislaine Mendes sobre o que leva em consideração nos testes que faz neste link: https://t.me/sebraebeleza/181

Se preferir, pode ouvir o trecho da entrevista de Crislaine Mendes neste podcast:

Crislaine Mendes, consultora em coloração pessoal, explica que o Sazonal Expandido tem 12 cartelas referentes às estações do ano e, em cada uma possui três variações. 

Verão – Suave, claro, frio

Outono – Suave, escuro, quente

Inverno – Brilhante, escuro, frio

Primavera – Brilhante, clara, quente

Como a temperatura da pele:

Pele quente: escura ou clara com tons amarelados, dourados ou alaranjados. Bronzeiam-se com facilidade ficando com tonalidade amarelada/dourada. Os cabelos loiros escuros, marrons dourados, castanhos e ruivos são mais comuns em pessoas de pele quente. Os olhos geralmente são marrons, verdes, castanhos, com alguns tons de laranja, amarelo ou mel.

Pele fria: escura com tons variados de azul ou verde-oliva. Peles claras, pálidas, com tons rosados, lilases e azuis fracos. As peles claras ou pálidas na exposição ao sol se queimam facilmente, ficando avermelhadas. Os cabelos pretos, castanhos escuros, castanhos ou loiros acinzentados são mais comuns em pessoas de pele fria. Os olhos geralmente são azuis, azuis esverdeados ou azuis turquesa.

Pele neutra: podem ser brancas ou negras, porém não se queimam facilmente ao sol. A maioria das pessoas se enquadram nessa categoria com uma mistura de cabelo e cor dos olhos que corre entre ambas temperaturas, quente e fria. Este tipo de pele combina com todos os tons de cores sem restrições.

Mesmo com a padronização do método, Crislaine revela ser arriscado montar um retrato padrão de peles e suas combinações, pois o olho engana. Ela, que é morena de pele, tem o cabelo acobreado e olhos verdes, revela possuir a mesma cartela de outono quente que a atriz Lindsay Lohan, que tem a pele clara, cabelos ruivos e olhos verdes.

A profissional explica que a cartela vale para tudo, roupa, cabelo e maquiagem. “Eu sou uma cartela de outono quente, eu sei que as minhas maquiagens todas têm tons terrosos, minha base tem que ser mais amarelada, meu cabelo tem que ser mais dourado ou acobreado, não posso clarear muito”, com essa confiança ela escolhe as roupas que valorizam a imagem que quer passar.

Como é feito o teste de coloração pessoal?

Para fazer um teste de coloração pessoal, é fundamental tomar alguns cuidados para não interferir no resultado, como iluminação adequada, a remoção de acessórios e maquiagem da cliente, além de posicioná-la em frente a um espelho, para que vá acompanhando tons que pode ou não usar para valorizar sua imagem.

Crislaine conta que o primeiro passo do teste é fazer uma entrevista com a cliente para entender se ela tem pigmentação de sobrancelha,  se o cabelo é pintado (se for pintado deve ser isolado, pois o teste considera o contraste natural do rosto com o cabelo). A pessoa também deve estar usando uma roupa ou avental para neutralizar o tom da roupa que estiver usando. O teste começa passando,  primeiramente, tecidos com temperaturas quente, neutra ou fria, depois observa-se a profundidade da cor, a intensidade e o contraste. 

Assista o vídeo da consultora Crislaine Mendes sobre sua rotina de aplicação de um teste de coloração pessoal neste link: https://t.me/sebraebeleza/180

Se preferir, pode ouvir o trecho da entrevista neste podcast:

Algumas curiosidades:

> Cuidado com a pele em tom oliva, que parece ser uma cor quente, mas na verdade é fria. “Se a pessoa com pele oliva fizer um cabelo quente, como o acobreado que uso, ela não vai se sentir satisfeita, vai se sentir amarelada”.

> A pele negra entra em qualquer cartela, é preciso analisar profundidade, temperatura, contraste; “já vi pele negra que é quente, e já vi pele negra que puxa para oliva, característico da pele fria”.

> As bijuterias ou joias douradas ficam mais harmoniosas com tons de pele quente e as prateadas com tons de pele frio. A pele neutra combina tanto com o dourado quanto com o prateado.

> Combinações para a cartela Verão: lavanda e menta; rose e amarelo; areia e branco; azul-claro e cinza.

> Combinações para a cartela  Inverno: branco e preto; roxo e vermelho; azul marinho e esmeralda; fúcsia e pink.

Assista ao vídeo da consultora Crislaine Mendes sobre como treinar o olhar no dia a dia, neste link: https://t.me/sebraebeleza/182

Se preferir, pode ouvir no podcast: 

Entenda melhor sobre a colorimetria, o estudo da coloração pessoal

https://vogue.globo.com/moda/noticia/2019/10/colorimetria-tudo-sobre-o-estudo-da-coloracao-pessoal.html

Se você tem um salão, acesse o portal do Sebrae para saber práticas de sucesso para salões 

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pa/cursoseeventos/curso-whatsapp-praticas-de-sucesso-para-saloes-de-beleza,1ab9c9f15bcd0810VgnVCM100000d701210aRCRD

Telegram


Parar ver mais dicas e novidades participe da NOVA COMUNIDADE
SEBRAE IDEAS DE NEGÓCIO, no Telegram.

Acesse e conheça todas as comunidades,
uma delas fala sobre o seu negócio!

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade.
Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas?
Acesse:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados