Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Aplicação da inteligência artificial na indústria

O uso de tecnologias está revolucionando o setor industrial, que consegue produzir em larga escala os mais diversos produtos, desde um display de acrílico a grandes maquinários, em muito menos tempo, graças aos investimentos em sistemas de automação que contam com tecnologia de ponta.

E a transformação no segmento não para. Isso porque, cada vez mais há a utilização de inteligência artificial, que é mais uma tecnologia que vem para acrescentar vantagens aos processos fabris.

Nos próximos tópicos, entenda melhor essa tecnologia, suas aplicações na indústria e os principais benefícios proporcionados.

Inteligência Artificial: o que é e suas aplicações no setor industrial

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que possibilita a aprendizagem de equipamentos para realizar diversas atividades feitas por humanos. Mais precisamente, significa que uma tarefa geralmente executada por operadores,  como o conserto de portão automático, pode ser aprendida por máquinas. É claro que isso é apenas um exemplo, pois não se aplica ao setor fabril.

O que realmente vai ao encontro das necessidades do campo industrial, é que a adoção da inteligência artificial melhorar o aproveitamento da mão de obra, que pode ser direcionada para atividades mais estratégicas.

Entre as aplicações da IA está a análise de dados, no qual a implantação de sensores permite verificar a produção de equipamentos, seguindo padrões pré-estabelecidos.

Ao passo que há redução de operadores, cresce com o emprego da inteligência artificial a necessidade de profissionais mais qualificados em diversos setores, como os de conserto de bomba e manutenção.

Além disso, a IA pode ser aplicada em processos logísticos e até mesmo na gestão de pessoas, em que processos são otimizados e melhorados para a seleção dos candidatos ideais.

8 vantagens da inteligência artificial para as indústrias

  1. Aumento da capacidade de produção: máquinas inteligentes, além de efetuarem variados processos podem trabalhar todos os dias, o que certamente impacta na elevação da produtividade.
  2. Alta precisão: quando aplicados em linhas de produção, os sistemas e equipamentos que contam com a tecnologia, conferem mais precisão, reduzindo falhas e, consequentemente, o desperdício de produtos.
  3. Mais agilidade na tomada de decisão: processos rotineiros realizados de maneira automatizada, além de reduzirem o tempo, também produzem dados que podem ser usados para tomada de decisões mais assertivas e rápidas.
  4. Melhora a comunicação: a inteligência artificial pode ser aplicada em plataformas de comunicação, tornando o acesso às informações mais fácil, bem como promove mais interação entre as equipes.
  5. Eleva a segurança operacional: atividades de perigo podem ser executadas por máquinas. O resultado é menos índices de acidentes e mais segurança no ambiente de produção.
  6. Reduz custos: devido a possibilidade de variadas tarefas serem realizadas sem exigência de um operador, os custos de operação são reduzidos, o que aumenta a margem de lucro.
  7. Rapidez no atendimento ao cliente: os chatbots, plataformas de automação de atendimento ao cliente estão cada vez mais presentes nas indústrias, que respondem com agilidade as dúvidas dos seus consumidores.
  8. Diminuição de riscos: a precisão da tecnologia faz com que haja mais previsibilidade em relação a risco, reduzindo assim a ocorrência de prejuízos.

Essas são alguns dos benefícios da IA, que para o setor industrial é sinônimo de progresso. 

Se gostou do artigo, compartilhe nas suas redes.

You must login to add a comment.

Posts relacionados