CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Apicultura ganha reforço pra atuar no mercado internacional

Apicultura ganha reforço pra atuar no mercado internacional

054

Colmeias de abelhas representam mais que uma oportunidade de negócios. Delas são obtidos produtos como mel, própolis, pólen, cera, apitoxina, geleia real, além dos serviços de polinização. Este último desempenha altíssima relevância na agropecuária, já que cerca de 80% de tudo que é consumido no mundo é polinizado por abelhas.

Em 2012, elas abandonaram as colmeias em muitos estados brasileiros e isso provocou vertiginosa queda na produção de mel do país. As alterações climáticas são citadas como uma das causas da mortalidade dessas abelhas.

O resultado mais imediato foi que o Brasil perdeu cinco posições no ranking mundial de exportadores de mel – o principal produto da apicultura nacional – segundo a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel). O País perdeu posições para o Canada, a Hungria, o Vietnam e a Bélgica, classificando-se em 10º lugar no ano passado.

Em curto prazo, parece que não haverá mudanças significativas neste cenário. Até agosto deste ano, foram exportadas aproximadamente 40% menos toneladas de mel que no mesmo período de 2011. Nem por isso o setor, formado basicamente por pequenos negócios, deixa de prosseguir em contínua evolução, procurando se qualificar cada vez mais.

Reforço

Para reforçar a atuação do Brasil no cenário internacional de produtos apícolas, o setor conta com a publicação recente do Guia de Uso e Aplicação de Normas da Cadeia Apícola. Uma ferramenta extremamente eficaz para assegurar a qualidade de produtos e processos, para comprovação da organização do setor, proteção de seus produtos frente a eventuais restrições técnicas e para o atendimento das exigências de mercado, tanto do ambiente interno como do ambiente externo.

O Guia tem como objetivo orientar os produtores e técnicos na implementação de ações que visem o atendimento dos requisitos e orientações contidas nas normas voltadas ao setor apícola e, dessa maneira, aplicá-las de forma adequada.

 

Para consultar o Guia, acesse: http://portalmpe.abnt.org.br/index.php/biblioteca-de-arquivos/18-biblioteca-digital/guias/74-guia-de-uso-e-aplicacao-de-normas-da-cadeia-apicola

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae