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Alto da Julio vai desenvolver ações culturais com apoio da Lei Rouanet

O Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, que em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, desenvolve ações há quatro anos com lojistas estabelecidos na Avenida Julio Assis Cavalheiro, entre a Travessa Frei Deodato até a Rua Luis Antonio Faedo, região conhecida como Alto da Julio, comemora mais uma conquista. O projeto realizado em Francisco Beltrão foi o primeiro da modalidade no Paraná a ser selecionado e ter recursos aprovados por meio da Lei Rouanet, a Lei de Incentivo à Cultura.

O grupo de 34 empresas que integram o projeto completou a fase de planejamento para investir em ações culturais, utilizando recursos da legislação para fortalecer os micro e pequenos negócios estabelecidos no trecho do Alto da Julio.  A Lei de Incentivo à Cultura permite o aporte de recursos por meio de incentivos fiscais.

A legislação possibilita que cidadãos e empresas apliquem parte do Imposto de Renda (IR) devido em ações culturais, como planejam os empresários e parceiros do Programa de Revitalização de Espaços Comerciais em Francisco Beltrão.

Guy Mauro Berhorst, empresário e presidente da Associação de Potencialização de Espaços Comerciais de Francisco Beltrão (APEC), conta que atração de recursos através da Lei Rouanet tem como objetivo incentivar a arte e cultura local e regional, estabelecendo também uma nova dimensão para as empresas de comércio e serviços do Alto da Julio. 

“Dentro do projeto do Alto da Julio, temos a missão de transformar o setor no espaço comercial mais atrativo da cidade e da região sudoeste. Assim, com o foco em projetos culturais podemos apoiar os valores da cultura local e regional, estimular a participação das pessoas e fortalecer o comércio”, pondera.

As ações culturais que serão desenvolvidas até o final de 2014 acontecerão paralelamente a datas comemorativas, como os dias dos Pais, Mães, Namorados e épocas de Páscoa e Natal com a identidade “Alto da Julio com Arte”. Danças típicas, teatro, artesanato, música com orquestras de viola e corais serão algumas das atrações que serão apresentadas ao público.

“Estadualmente, o grupo realizou uma inovação dentro do programa, que vai estimular a cultura e fomentar negócios no Alto da Julio. As empresas participantes contribuirão para o crescimento cultural da cidade e região, agregando reconhecimento social, exposição e aumento do valor percebido das suas marcas”, detalha a consultora do Sebrae/PR, Jocelei Fiorentin.

O Programa desenvolvido pelo Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR revitaliza e organiza comércio de rua dentro do conceito de um centro comercial ou shopping a céu aberto.

São parceiros da iniciativa em Francisco Beltrão a Prefeitura Municipal, Câmara da Mulher Empreendedora, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial (ACEFB), Associação de Moradores e Comerciantes do Centro (AMOCCEN), Associação de Potencialização de espaços Comerciai (APEC),     NUBeTEC – Núcleo de Imobiliárias, Sindicato do Comércio de Francisco Beltrão (Sindicom), Unimed, UTFPR, UNIPAR,  UNIOESTE e imprensa local.

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