CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Agricultura familiar: novos rumos para seu negócio

O cultivo de frutas, verduras, legumes e grãos por pequenos produtores rurais resulta na maioria dos alimentos consumidos no Brasil. As pequenas propriedades rurais também produzem diversos outros produtos como flores, carnes e mel.

Embora a agricultura familiar seja fundamentada no núcleo familiar, deve estar atenta a aspectos gerais que envolvem qualquer negócio, como economia solidária e tendências de mercado

Isso porque, mais do que a venda de produtos, o comércio justo provoca uma transformação na qualidade de vida dos envolvidos. Esse é um movimento internacional que estabelece preços justos, opera respeitando questões sociais e ambientais, além de incentivar uma produção responsável e o consumo ético.

Respeito à legislação trabalhista, sustentabilidade, igualdade de gênero, combate ao trabalho infantil, redução de atravessadores, empreendedorismo com vínculos na comunidade, segurança no ambiente profissional e produção orgânica compõem o conjunto de práticas dessa forma de pensar as relações de mercado.

Há que se lembrar, também, que preço e paladar estão, muitas vezes, fortemente relacionados à decisão do consumo de determinados tipos de alimentos. No caso das frutas, essa realidade não é diferente. Estudo realizado em todo o Brasil pelo Instituto CNA, em parceria com o SENAR, comprovou que a inclusão de frutas na lista de alimentos consumidos nos lares brasileiros tem correlação direta com a classe social.

A justificativa, segundo os pesquisadores, é o fato das frutas serem consideradas caras pelas classes mais baixas, que costumam optar por produtos que trazem maior sensação de saciedade, como as carnes.

Vale ressaltar, ainda, a importância da agricultura familiar para a merenda escolar. Em centenas de municípios brasileiros, os pequenos produtores rurais são os principais fornecedores do alimento servido aos meninos e meninas que frequentam as escolas públicas.

Quer saber mais sobre como se estabelecer e conquistar mercados com a agricultura familiar? Leia os posts publicados aqui no blog sobre o tema!

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae