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Advogados podem divulgar seu trabalho nas redes sociais?

Advogados podem divulgar seu trabalho nas redes sociais?

Recentemente aconteceram algumas mudanças nas regras sobre publicidade e divulgação dos advogados e seus escritórios em redes sociais e algumas outras plataformas, feitas pela OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil, com isso, agora os advogados podem divulgar seu trabalho nas redes sociais.

Tais mudanças entregaram recursos novos para os advogados poderem divulgar o seu trabalho, de uma forma indireta, contendo algumas regras que são necessárias de serem seguidas, deixando tal recurso muito limitado, mas melhor do que era com as regras antigas.

Antes destas mudanças feitas pela a OAB, os advogados eram estritamente proibidos de fazer qualquer postagem, publicidade ou divulgação sobre algo a ver com a sua profissão, ou seus escritórios, algo que por si, acaba afetando muito eles

Tendo em vista que o marketing é o principal receptor de clientes e visibilidade dentro do mercado atualmente, mesmo quando feito de forma indireta, acaba se tornando quase impossível crescer desde o zero sem o mesmo, já que existem outras milhares de opções idênticas a você, sem ter o marketing para se diferenciar.

Entretanto, mesmo que as mudanças tenham sido um grande avanço para os advogados e os escritórios de advocacia, ainda existem muitos profissionais destas áreas que não conhecem tal mudança, ou que não sabem exatamente que tipo de marketing eles podem postar, e onde podem postar.

Pensando nisso, resolvemos separar tais tópicos e questionamentos e respondê-los aqui, para que você fique por dentro de todas as mudanças e novas possibilidades que você pode aderir para fazer um bom marketing de advocacia, ficando por dentro de tudo que é necessário nessa área, e assim, entendo como os advogados podem divulgar seu trabalho nas redes sociais.

Mudanças nas regras feitas pela OAB

Como foi dito acima, as mudanças nas regras foram feitas pela OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil, e é necessário que você saiba exatamente quais foram estas mudanças, para depois saber como os advogados podem divulgar seu trabalho nas redes sociais.

Pode-se contar com 6 mudanças feitas nestas regras, sendo elas:

  • Podemos começar citando sobre o artigo 4º, que veda completamente a publicidade mediante uso de meios ou ferramentas, que podem influir de forma fraudulenta o impulsionamento ou alcance do advogado ou escritório;
  • Partindo para o próximo, o 5º artigo, que diz que na publicidade profissional, poderão ser utilizados anúncios, pagos ou não, nos meios de comunicação, desde que não vedados pelo Código de Ética e Disciplina, no qual você já deve conhecer, entretanto, é necessário revê-lo;
  • Agora, no 6º artigo podemos observar a vedação da utilização de informações que dizem respeito à estrutura física do escritório, juntamente com as promessas de resultados ou o uso de casos feitos e resolvidos pela advocacia para divulgar suas atuações profissionais;
  • Enquanto no 7º artigo, é possível observar que as normas do provimento também acabam se aplicando à divulgação de conteúdos que os advogados podem fazer, nos quais possam atingir a reputação da classe à qual o profissional pertence, mesmo não envolvendo diretamente as atividades do advogado ou seu escritório;
  • Logo após o 7°, foi aceito também o 8º artigo, que diz respeito a não permissão de vinculações dos serviços prestados pelo escritório com outras atividades, sendo retirado desta lista, somente o magistério;
  • O Comitê Regulador do Marketing Jurídico também foi uma grande criação e mudança que veio a partir destas mudanças, no qual está localizado no penúltimo artigo, o 9°;
  • Para finalizar as mudanças aprovadas pela OAB, temos o 10º artigo, que dá permissão para as seccionais (de acordo com a situação) para conceder poderes coercitivos à Comissão de Fiscalização.

Como os advogados podem divulgar seu trabalho nas redes sociais?

Agora que você já conhece as mudanças feitas nas leis e regras pela OAB, que dizem respeito a como os como os advogados podem divulgar seu trabalho nas redes sociais, você está preparado para ver algumas opções que você, advogado ou dono de um escritório de advocacia poderá divulgar no seu trabalho.

Como você deve ter percebido, nenhuma divulgação extremamente direta sobre os seus serviços, preços, casos, estruturas e ferramentas são permitidas, por conta disso, como foi citado mais acima, você e seu escritório ficam muito limitados em relação ao marketing, entretanto, tem algumas estratégias e métodos que vocês podem utilizar para atrair mais visibilidade.

Caso algum você ou algum dos seus funcionários recebam algum prêmio ou nomeação, podem ser divulgados e utilizados tais dados, algo que com certeza poderá deixar um cliente que busca um advogado um pouco interessado em você ou no seu escritório.

Tais publicações podem ser feitas em redes sociais, blogs, anúncios, entre outros, entretanto, tome cuidado para não induzir diretamente o público a contratar os seus serviços, pois assim, você estará infringindo as regras.

Outro grande exemplo de marketing permitido para os advogados, é a criação de um blog, e utilização do mesmo para poder atrair um público, postando artigos, notícias, informações, entre outros.

Alguns exemplos de posts que você pode fazer neste blog são: explicar algumas leis, explicar a diferença entre propriedade e posse, falar como funciona um tribunal, entre diversos outros tópicos que as pessoas costumam procurar na internet.

Com isso, você já sabe de tudo que é necessário sobre as novas regras sobre como os advogados podem divulgar seu trabalho nas redes sociais, e está totalmente preparado para começar a aumentar a sua visibilidade e do seu escritório, utilizando as novas possibilidades.

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