Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Advogado empresarial: entenda a importância desse profissional

Advogado empresarial: entenda a importância desse profissional

Você sabe o que é assessoria jurídica e o que faz um advogado empresarial? Se você pensa que apenas grandes empresas devem ter um advogado empresarial, saiba que está enganado e pode até mesmo ter problemas por pensar desta forma.

 

A maior parte dos empresários desconhece o papel do advogado empresarial. Por isso, só recorre a esse profissional quando precisam lidar com questões que já se instalaram na empresa e que poderiam ter sido evitadas caso houvesse uma assessoria jurídica de forma constante.

 

Assim, o advogado empresarial cuida da empresa prevenindo situações que possam afetá-la negativamente, lidando com ações e processos trabalhistas usando modelo de embargos de declaração ou garantido que os processos da empresa estejam dentro da legalidade, prestando orientações jurídicas.

 

Continue a leitura do artigo para conhecer mais sobre o advogado trabalhista e sua importância dentro de uma empresa.

O que é um advogado empresarial

O advogado empresarial é o profissional que atua de forma a garantir a legitimidade de uma empresa, bem como a segurança e confiabilidade de suas transações comerciais.

 

Este profissional atua no campo do Direito Privado. Por isso, suas ações impactam nos direitos e deveres da empresa e do empresário.

 

Desta forma, ele é o responsável por organizar as questões burocráticas de um negócio, uma empresa. Além disso, auxilia em questões, como conflitos internos e externos da empresa.

 

Onde atua o advogado empresarial

O advogado empresarial atua em escritórios de Direito Empresarial ou no setor jurídico de instituições, empresas e indústrias.

 

Contar com a assessoria de um advogado empresarial na sua empresa pode ser determinante para o futuro dela e de seus negócios. 

Qual a importância do advogado empresarial para uma empresa

O advogado empresarial atua em diversas esferas de uma empresa. Na área jurídica, através de modelo de embargos de declaração; ou na área trabalhista mediando conflitos ou comparecendo a audiências; na área tributária determinando o melhor regime tributário para a empresa. 

 

Além de tudo, ele ainda é um consultor exclusivo à disposição da empresa para orientar no planejamento e direcionamento da mesma. Veja com mais detalhes como um advogado empresarial é importante para a sua empresa.

 

  1. Análise e avaliação de documentos

Uma empresa lida diariamente com contratos e outros documentos que precisam ser analisados e assinados.

 

E, dentro de uma empresa, não há alguém melhor do que o advogado empresarial para cuidar desta tarefa.

 

Ele é capaz de analisar todas as cláusulas e até mesmo indicar melhores opções para conduzir os negócios e assim reduzir ou evitar riscos, como fraudes.

 

Portanto, quando este profissional não está presente em uma empresa, ela fica vulnerável a contratos que serão assinados sem prévia avaliação.

 

  1. Gestão tributária

O advogado empresarial também auxilia a empresa sobre o melhor regime tributário para o seu negócio (Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real, etc).

 

Ele pode, ainda, atuar em parceria com o departamento de contabilidade para, juntos, definirem as melhores opções fiscais e demais obrigações fiscais.

 

  1. Legislação trabalhista

Mesmo havendo leis que asseguram os direitos dos trabalhadores, bem como as obrigações legais da empresa existem algumas situações que colocam esses atores em lados divergentes.

 

Desta forma, o advogado trabalhista auxilia a empresa na criação do formato de contratação e rescisão de colaboradores, além de prestar orientações para a empresa e também o funcionário.

 

Outra forma que o advogado tem de auxiliar a empresa é comparecendo a audiências de conciliação, quando houverem.

 

Nestes casos, fica claro que o trabalho do advogado empresarial é do tipo preventivo e corretivo.

 

  1. Assessoria exclusiva e personalizada

Além de todas as atividades já mencionadas, quando a empresa possui uma assessoria jurídica representada na pessoa de um advogado trabalhista, ela tem à sua disposição alguém que pode colaborar para seu crescimento orientando, planejando e analisando os resultados, sempre garantindo que os processos obedeçam às determinações legais.

 

Conclusão

Apesar de ser um um profissional comumente presente em grandes empresas, o advogado empresarial atua de forma a colaborar com o crescimento de qualquer empresa.

 

Ele garante que a empresa exerça suas atividades dentro das determinações legais, de forma segura e confiável.

 

O advogado empresarial pode ajudar com a área jurídica quando for necessário um  modelo de embargos de declaração, por exemplo. Ou nas áreas contábil e tributária, bem como em questões trabalhistas e até mesmo na hora de lidar com concorrentes.

 

Além disso, o grande diferencial de contar com esse profissional em sua empresa é a possibilidade de ter uma assessoria personalizada que vai orientá-lo no planejamento e análise de resultados.

 

Uma empresa que conta com um advogado empresarial possui uma grande vantagem competitiva frente às demais. Por isso, considere incorporar esse profissional à sua empresa e desta forma, tenha melhores resultados em seus negócios.

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

You must login to add a comment.

Posts relacionados