A oportunidade foi divulgada para os dezoito estados (até então pertencentes ao projeto) dos quais, nove demonstraram interesse ou tinham o segmento artesanal como prioritário no Comércio Brasil.
Primeiro encontro
Em seguida, foi agendada uma reunião de negócios na sede da empresa Le lis Blanc com a presença da proprietária e de duas compradoras. Também estiveram presentes os agentes de mercado dos nove estados (RS, PE, CE, MS, MG, MT, ES, AC e BA) com suas respectivas mostras de peças. A reunião durou uma manhã inteira e, na ocasião, cada agente apresentou a história e a origem do seu produto artesanal.
Ao final das apresentações, a proprietária ficou muito satisfeita e emocionada, pois seu projeto previa a construção de um espaço para comercialização de artesanato brasileiro em suas 44 lojas espalhadas pelo Brasil e exterior. No entanto, ela não sabia a quem recorrer para implantá-lo, sendo que até aquele momento a empresa contava apenas com artesanato da China, Índia e outros países.
Resultados
A ação em rede já contabilizou nas Unidades Produtivas Artesanais do Espírito Santos, o valor de R$ 79.850,00 e outros R$ 25.320,00 para as Unidades da Bahia. Os demais estados estão em fase de negociação e ajustes de peças exclusivas que irão compor a coleção da Le lis Blanc.
Ainda durante esse primeiro encontro, o Sebrae no Acre apresentou o biscoito de castanha e a castanha fatiada salgada, deixando a proprietária da loja bastante impressionada. Após vários meses de negociações e produção de rótulos específicos com a marca da empresa, o produto foi lançado neste mês de agosto. Com isso, já é possível saborear o biscoito da castanha, a castanha fatiada e salgada em qualquer das lojas da Le lis Blanc no Brasil.
Cabe aqui ressaltar o empenho e o espírito de cooperação do pessoal do Sebrae na Bahia, fundamental para a prospecção dessa importante oportunidade comercial de inserção do artesanato brasileiro em uma grande loja como a Le Lis Blanc.
Projeto Comércio Brasil
O projeto Comércio Brasil foi criado em 2005 e representa um instrumento para facilitar o acesso e o relacionamento sustentável entre as micro e pequenas empresas e novos canais de comercialização.
Esse acesso se dá por meio de uma rede de agentes de mercado estaduais que recebem treinamento específico na metodologia do projeto. Com isso, eles passam a mapear novos canais de comercialização e novas oportunidades de negócios entre a rede estabelecida, buscando a abertura de novos mercados para as empresas participantes do projeto.
O projeto é dirigido às micro e pequenas empresas formais dos setores industrial, comercial e agrícola, inclusive cooperativas e associações.
*Eraldo Ricardo é analista da área de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional.