CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

AÇAÍ – Fonte de nutrientes e oportunidades

AÇAÍ – Fonte de nutrientes e oportunidades

043

Batizado como “vinho da Amazônia”, o açaí é classificado pelos especialistas como um super alimento. O motivo inclui os inúmeros nutrientes que possui: proteínas, fibras, lipídeos, vitamina E, bem como minerais capazes de suprir quase todas as necessidades do corpo humano. Além disso, apresenta elevado teor de pigmentos antocianinas, que são recomendados ao controle de colesterol, favorecem a circulação do sangue e melhoram as funções intestinais.

O açaí é uma palmeira do norte do país, consumido originalmente com farinha de mandioca, associada ao peixe, camarão ou carne, sendo o alimento básico para as populações de origem ribeirinha. Nos outros estados brasileiros, o açaí é associado mais com uma espécie de sobremesa, que pode ser consumida como sorvete ou creme congelado com outros itens para adoçá-lo, como guaraná, frutas e granola.

Exclusividade amazônica

Mesmo sendo vendido em outras regiões do Brasil, apenas na região amazônica é possível conhecer o sabor original do fruto. Fora dali, seu consumo só é viável por meio de processos que garantam a conservação, como o congelamento, a desidratação e a pasteurização.

Oportunidades para empreendedores

O açaí é rico em nutrientes e também em oportunidade de negócios, isso porque empreendedores podem beneficiar-se da comercialização desse produto. Os empreendedores individuais têm nos carrinhos e nos quiosques de açaí uma boa oportunidade de abrir o próprio negócio e garantir renda para suas famílias. Afinal, trata-se de em um tipo de negócio que gera bom movimento de vendas durante o ano todo.

Os proprietários de sorveterias podem incrementar as vendas ao oferecer, além do sorvete de açaí, uma máquina de açaí expresso frozen. Há ainda a possibilidade de o empreendedor ter um bom ponto de venda dedicado exclusivamente a venda de açaí, oferecendo aos clientes sucos e diferentes opções de combinações de frutas e sabores.

Mas não é apenas quem investe na venda do açaí para o consumidor final que tem boas perspectivas de negócios. Os produtores também têm chances de melhorar seus ganhos com a venda do fruto investindo no aprimoramento de seu processo produtivo e unindo-se com outros produtores para melhorar o preço pago pelo quilo do açaí.

Para saber mais sobre estas e outras oportunidades, acesse: http://www.sebrae.com.br/setor/fruticultura

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae